ESPERANÇA

Esse texto abaixo não é de minha autoria, é de Warde Marx, evidencia tudo o que nós não podemos perder: ESPERANÇA

De novo, estamos lá – as Festas. Mitos e ritos. Eles estão presentes em nossas vidas, ainda que não estejamos nos dando conta disso. Eles dão significado e transcendência a nossas vidas. Por isso essas comemorações todas. Por isso essa dor profunda quando não podemos ter o presente (ou a presença…) que queríamos. Esse é o momento de fazer as contas. O que a gente quer nem sempre rola.
E um monte de coisas que não deveriam acontecer, acontecem. Paciência, é pra isso que a gente faz a contas. TEMOS que fazer. A saída? É simples e difícil: faça a sua parte. Inteira. De verdade. Melhore-se. Cresça. Aprenda. Ensine. Compartilhe. Ofereça. Seja generoso/a. Não sou de ferro, pra mim também dói. Celebremos as vitórias e nada de dar as costas às perdas – elas têm que ser encaradas, enfrentadas, assumidas. Viver é ganhar e perder.
“Não chores, meu filho; não chores,
que a vida é luta renhida; viver é lutar.
A vida é combate, que aos fracos abate;
que aos fortes, aos bravos, só pode exaltar…”
(Trecho da Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias)
O que não nos mata, nos fortalece. Ninguém disse que seria fácil. Matamos o leão nosso de cada dia – e temos as cicatrizes para provar. Celebremos, então. Não será necessário gastar um centavo para isso. Apenas a atitude; incorporar em si o sentido da celebração, dessa vitoriosa chegada a um novo dia. Encher o peito, erguer a cabeça, olhar desafiadoramente para o futuro, trincar os dentes, cerrar os punhos – e sorrir, orgulhoso, encarando o Destino e suas Dificuldades com um só pensamento: “E aí, Destino? Isso é o melhor que você pode fazer?”.
Com essa Vontade de Poder firmemente plantada em cada um, podemos encarar 2009 de frente e dizer: “Vem”. E ele sabe que deve temer-nos.Então, para cristãos ou não, alegria! Comer, beber e gargalhar! Vamos cantar e dançar; está na hora! Depois das Festas, eu estarei lá, começando tudo de novo. E te esperando.
*** Warde Marx é ator, diretor, professor, dramaturgo, especialista em teatro e um grande professor. http://blogdowarde.blogspot.com/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s