VENDETTA

“O povo não deve temer seu governo, e sim o governo temer o seu povo”, essa frase é do Senhor V no filme V de Vingança (Vendetta). A produção é baseada nos quadrinhos publicados em 1982 e 1983.
____
A história se passa em uma Inglaterra futurística, onde um governo totalitário se desenvolveu, mantendo as pessoas sob grande censura, o Estado funciona como um limitador da Liberdade. Em muitos momentos o ditador (Adam James Susan) lembra Adolf Hitler, na verdade o nazismo na íntegra, devido aos discursos, símbolos.

O papel de V é abrir os olhos do povo, explodir o Parlamento Inglês para simbolizar o poder da massa., alimentando idéias anarquistas como Mikhail Aleksandrovitch Bakunin no trecho abaixo:
____
“Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.”
Anúncios

Uma resposta em “VENDETTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s