LEMBRANÇAS ARGENTINAS

Lembranças… Mas não tão boas para os argentinos. Hoje é 24 de março de 2009, ou seja, há 33 anos atrás em 1976 foi instalado a mais sanguinária Ditadura Militar da América do Sul.
Jorge Rafael Videla foi um dos responsáveis pelo golpe militar e ocupou a presidência na Argentina entre 1976 e 1981. Derrubou a presidente María Estela Martínez de Perón, exercendo uma cruel ditadura. Entre os seus feitos está violações aos direitos humanos e uma briga por terras com o Chile, que esteve a ponto de virar um conflito armado.

Esse período sombrio na Argentina deixou alguns números:
Entre 1976 e 1983 os militares assassinaram ao redor de 30 mil civis, entre eles, crianças e idosos, segundo estimativas de ONGs argentinas e organismos internacionais de defesa dos Direitos Humanos. Os militares afirmam que mataram “somente” 8 mil civis (segundo declarações do próprio general e ex-ditador Reynaldo Bignone, à TV francesa na virada do século, outros colegas seus dizem que não mataram pessoa alguma).
Com ao retorno da democracia, O Estado recebeu pedidos para indenizações da parte de parentes de 10 mil desaparecidos. A Ditadura teria sido responsável pelo sequestro de 500 bebês. Desde o final dos anos 70 as avós da Praça de Mayo localizaram e recuperaram a identidade de 95 dessas crianças, atualmente adultos.
Com certeza um lugar que valoriza uma forma de governo não democrática não tem liberdade para qualquer forma de pensamento, embora tenha sempre o mesmo discurso nenhum governo totalitário trouxe uma soberania econômica por qualquer país que tenha passado. “Corruptissima re publica plurimae leges” (Cornelius Tacitus) “Quanto mais corrupto é o Estado, mais leis existem”
Anúncios

Uma resposta em “LEMBRANÇAS ARGENTINAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s