VASSILI GRIGORIEVITCH ZAITSEV

Stalingrado, dia 20 de setembro de 1942, Segunda Guerra Mundial. A cidade estava sendo vencida sem dó nem piedade pelos soldados nazistas do III Reich. O exército vermelho se encontrava desmotivado e já contava com a derrota quase certa. Mesmo assim chegavam reforços de toda URSS. Entre eles estava um pastor de ovelhas que foi ensinado a atirar desde os cinco anos de idade por seu avô caçador de lobos, seu nome era Vassili Grigorievitch Zaitsev.


A situação do exército de Stalin era tão precária que devido à falta de munições muitos soldados tinham de ficar atrás de outro que tivesse um rifle para pegá-lo quando este morresse, recebendo apenas uma tira de balas. Em uma dessas missões ocorreu um dos fatos que marcou Vassili. Ele escondeu-se entre os cadáveres dos seus parceiros mortos e através do comissário Igor Danilov apossou-se de um rifle e atirando apenas quando soava o som das explosões para não mostrar sua posição, conseguiu de uma vez matar cinco nazistas.

Igor Danilov percebeu a grandeza do fato, e falou sobre o feito de Vassili para jornais. Esse foi um dos momentos em que o exército soviético começa a ter esperança de vencer a guerra. No período de apenas 10 dias, Vassili já havia eliminado cerca de 40 oficiais alemães de alta patente, seu nome era sempre o mais falado nas rádios soviéticas e se tornou o mais popular soldado da URSS.

Mas sua fama começou a chegar aos ouvidos dos alemães, por isso major alemão Heintz Thorvald, também conhecido como Major König foi incumbido à apenas uma missão: Matar Vassili. O major era um rico caçador de veados da Bavária e um exímio atirador.

O duelo entre os dois envolve silêncio e concentração. Pois qualquer ação pode identificar sua posição e consequentemente à morte. Sobre esse luta épica da Segunda Guerra Mundial foram feitos dois filmes, um russo chamado “Angeli Smerti” (Anjo da Morte) em 1992, estrelado por Fiodor Bondarchuk e dirigido por Y. N. Ozerov, e “Enemy at the Gates” (O Círculo de Fogo), que é estrelado por Jude Law e dirigido por Jean-Jacques Annaud.
Anúncios

Uma resposta em “VASSILI GRIGORIEVITCH ZAITSEV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s