GRIPE ESPANHOLA X PESTE NEGRA X A H1 N1

Provavelmente você em acompanhado nesses últimos dias que um assunto tem ganhado grande destaque em qualquer lugar, dos noticiários às conversas do cotidiano: Gripe Suína. Até o momento a doença conseguiu atingir várias pessoas ao redor do mundo, além de causar mudanças na economia e mudar a tabela da Libertadores a América com a eliminação do time mexicano Chivas. Como a história se repete, algumas enfermidades tiveram um papel decisivo em fatos marcantes da humanidade. A febre tifóide foi a responsável da “peste de Atenas”, que contribuiu para fim da Idade do Ouro da Grécia, consequentemente houve a vitória de Esparta e seus Aliados na Guerra do Peloponeso que durou de 431 a.C a 404 a.C.

No século XIV a epidemia da peste bubônica dizimou 25 milhões de europeus, ou seja, um terço da população do continente europeu. No ano de 1812 uma epidemia de tifo acabou com boa parte do exército de Napoleão durante sua invasão a Rússia. Dos 600 mil homens, apenas 30 mil foram poupados pela doença.

Nem mesmo a Primeira Guerra Mundial foi capaz de deixar tantas vítimas, os números de mortes com a gripe espanhola atingiu 30 milhões em 1918. Na mesma época devido a essa doença, os caixões no Brasil ficaram escassos e chegaram a faltar.

No país Tupiniquim, os maiores inimigos foram a cólera que matou 200 mil pessoas no Rio de Janeiro em 1855 e a varíola que foi responsável pela morte de milhares durante o século XVI.

Até momento as chances de a gripe suína virar uma epidemia global estão um pouco longe, todavia é preciso cautela, pois a história mostra o que essas doenças já aprontaram.
Anúncios

Uma resposta em “GRIPE ESPANHOLA X PESTE NEGRA X A H1 N1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s