LARANJA MECÂNICA PT. II

“Alex é um rebelde. E estava preparado para levar a vida, ferir, matar, roubar e estuprar pessoas sem pensar em termos políticos. Alex apenas se diverte, até que descobre que há um limite neste “divertimento”. Ao contrário de James Dean em “Juventude Transviada”, Alex é um rapaz perfeitamente feliz – que gosta do vício e da violência. Também gosta de música!”. Essas palavras são do próprio Anthony Burgess, para definir o protagonista de sua obra mais famosa.

Para criar essa mesma atmosfera, as palavras do autor britânico foram utilizadas para a criação do novo álbum da banda brasileira Sepultura. Essa é a segunda vez que o grupo aposta na literatura para fazer música, isso ocorreu no disco anterior com a Divina Comédia do filósofo italiano Dante Alighieri.

O álbum se chama A-lex, que além de dar nome ao personagem principal da trama, significa “sem lei” em russo. O trabalho é dividido em quatro partes sendo as três primeiras o enredo do clássico filme e a quarta o último capítulo da publicação. Cada capítulo, de ‘Alex I’ a ‘Alex IV’, começa com uma breve introdução que permite ao ouvinte seguir a história o tempo todo.

O disco é mais fiel ao livro, pois o último capítulo não existe no filme. Em entrevista para o site Whiplash, o guitarrista Andreas Kisser explica sua interpretação em relação à publicação histórica e fala do capítulo que não é mostrado nos livros. “Depois de sua estada no hospital, Alex, o protagonista do livro, retorna à sociedade, reencontra velhos amigos, casa-se e começa uma família. Ele faz sua própria escolha seguindo sua própria vontade, a despeito do que o governo tinha em mente para ele.”

Um dos destaques é a faixa Ludwig Van que transporta a Nona Sinfonia de Beethoven a um contexto Heavy Metal, característica da banda. A Laranja Mecânica, apesar de ser dos anos 60, sempre permanece atual e valorizado pelos críticos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s