PLATOON

Os Estados Unidos com seu “American Way Of Life” e como a melhor nação do mundo para se viver estava saindo da Segunda Guerra Mundial e indo para um outro conflito. Local Vietnã, um capítulo a parte da Guerra Fria. Quem retrata isso é o filme Platoon. A produção mostra os horrores da Guerra do Vietnã e foi dirigida por um ex-combatente, além de faturar o Oscar de Melhor filme, direção, montagem e som.
A história acompanha a trajetória do jovem Chris, que troca a matrícula na universidade para servir como recruta no Vietnã, experimentando toda violência e loucura de uma carnificina sem sentido. Durante o conflito, o jovem trava contato com os sargentos Barnes e Elias. O primeiro, um assassino brutal e psicopata e o segundo, um pacifista inteligente e sensível.

O Vietnã estava dividido em dois: Vietnã do Sul (Capitalistas) e Vietnã do Norte (Capitalistas). Devido a isso a guerra começou em 1960. Em 1964, alegando que navios americanos tinham sido atacados por lanchas do Vietnã do Norte, o presidente Lyndon Johnson, autorizou a intervenção militar ao país asiático. Subestimando os vietcongs, foram enviados apenas 5 mil soldados, como o número de baixas era grande, o contingente de soldados americanos chegou a a ter 550 mil soldados combatendo no Vietnã do Sul.
Apesar do exército americano levar a bandeira de melhor do mundo eles tiveram um grande problema além dos vietcongs, a selva do Vietnã. Os soldados do Tio Sam não estavam acostumados com um local de mata fechada, pântanos e lagos. Os Estados Unidos não mediu esforços e investiu mais de 250 bilhões de dólares, além de terem utilizado material bélico condenado pelas Nações Unidas, como bombas químicas de alto poder destrutivo, destacando-se as a “Napalm”.
Em 1973, os Acordos de Paris estabeleceram o fim do envolvimento norte-americano na Indochina, oficializando o término da Guerra do Vietnã, com a derrota dos Estados Unidos. A luta entre as forças sul-vietnamitas e vietcongs continuaram até o dia 30 de abril de 1975 quando os Estados Unidos retiraram seus últimos representantes de Saigon (Capital do Sul). A Guerra do Vietnã chegava ao fim com a vitória do regime comunista, que também foi apoiado pela União Soviética.

Vale a pena conferir porque o longa mostra cenas marcantes como a chegada ao Vietnã, a chacina de uma vila vietnamita e o primeiro contato do pelotão (“platoon”) com o inimigo. Mais uma vez mostrando que ninguém sai vencedor de um conflito desse porte.

Anúncios

Uma resposta em “PLATOON

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s