ALÉM DA MENTE TIM BURTON

O post de La Poderosa de hoje pega carona com… Tim Burton. Esse nome é bem conhecido no mundo da sétima arte, aliás, o estilo desse diretor de cinema é muito peculiar se comparado com outros. Ele gosta de trabalhar com outro ator diferenciado dos demais: Johnny Depp. O senhor, ou melhor, Capitão Jack Sparrow até comparou Burton como um pintor, que primeiro olha sua tela branca para depois criar sua obra-prima.


O estilo sombrio do diretor tem influências de grandes nomes da arte como o ator Vince Prince. Na literatura Edgar Allan Poe, isso fica explícito em “Edward Mãos de Tesouras”, onde existe um Frankenstein pós-moderno, que não quis ser corrompido pela sociedade hipócrita e preferiu o exílio.

Outra característica marcante de seu estilo são os remakers. Em “A Fantástica Fábrica de Chocolates”, a primeira versão Willy Wonka busca uma criança que fosse uma metáfora da honestidade, o Wonka de Tim Burton procura uma que seja a representação da família, tão presente em sua obra. Batman também não deixa de ser uma refilmagem, porque existem seriados do personagem desde sempre. A versão Burton deu um tom mais dark ao homem-morcego, aproximando-se mais aos quadrinhos. Entra nessa lista também “Planeta dos Macacos”.

Outras produções que valem a pena são “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, a história fala sobre uma série de assassinatos em uma cidadezinha, e o recente “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, um musical sobre um barbeiro que mata os seus clientes.
Mesmo com sua criatividade sombria em “A Noiva Cadáver” de 2006, o diretor se rendeu às massinhas em tempos que a computação gráfica está no auge da tecnologia, a história por mais que se passe no mundo dos mortos é possível ver que o enredo é um romance como qualquer outro. Por esses e outros motivos Burton acaba se destacando, talvez seu melhor personagem criado seja ele mesmo.
Anúncios

Uma resposta em “ALÉM DA MENTE TIM BURTON

  1. Olá Renato!
    Muito interessante essa matéria e sinceramente eu não tinha observado as semelhanças entre esses personagens que o diretor praticamente cria! Até o desenho é caracteristico dos personagens… ótimas fotos!

    Beijos!
    Priscila Sampaio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s