OS SEGREDOS DE JOHN LOCKE DE LOST

“O conhecimento de ninguém aqui pode ir além de sua experiência”, essa é uma das frases do filósofo John Locke (1632-1704). Apesar de ser do século XVIII, esse pensamento pode ser muito bem atribuído ao personagem John Locke da série “Lost”. O nome dos dois não é a única coisa que eles têm em comum.

O filósofo mostra em suas doutrinas que ninguém nasce sabendo, o conhecimento vem da experiência. Quando o ser humano nasce, sua mente é como uma folha branca de papel, com o passar dos anos ela vai se preenchendo. Logo após o acidente aéreo, os sobreviventes se encontram desesperados, porém apenas um deles vê a situação com normalidade: John Locke.

Ele é o primeiro a querer começar do zero, pois antes ele vivia de cadeira de rodas, e com o acidente suas pernas voltaram a andar novamente. Esse fato ocorre no segundo episódio da primeira temporada, não é a toa que ele se chama “Tabula Rasa”, que significa nas palavras do filósofo Locke a folha branca vazia de nossas mentes.

Locke também defende que o “estado de natureza”, onde o direito à vida, à liberdade, à igualdade se manteriam preservados em um mundo sem leis já estabelecidas como é a famosa ilha. John Locke de “Lost” segue esse raciocínio na prática, ele é o único a sentir se sentir feliz diante da situação após o acidente. Isso fica evidenciado em uma de suas frases: “Eu olhei nos olhos dessa ilha. E o que eu vi era lindo”.

Na série Locke salva seu pai, Anthony Cooper, com a doação de um rim. Já na história o filósofo John Locke, como era formado em medicina, ajudou na recuperação do conde inglês Anthony Ashley-Cooper que estava com uma infecção no fígado. Além disso, o conde foi uma espécie de pai para Locke.
Esses fatos mostram que a série não se trata de meros civis perdidos em uma ilha, existem fatores que influenciam nessa história.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s