LES PAUL

Sem ele, muitas bandas que fazem sucesso ou que já fizeram, não teriam o mesmo resultado. Ele não inventou a roda, nem foi o primeiro homem a pisar na Lua. Sua invenção consistiu de um instrumento de cordas beliscadas que possui de 4 a 12 cordas tensionadas, além de ter um corpo em formato do número 8. La Poderosa está falando do inventor da guitarra elétrica, ou seja, Les Paul. Infelizmente esse grande homem faleceu nesta última quinta-feira 13 de agosto, aos 94 anos.


Les Paul foi músico e radialista, seu interesse em desenvolver tecnologicamente a guitarra elétrica surgiu nos anos 30 porque estava insatisfeito com os modelos existentes no mercado. Seu projeto revolucionário foi recusado pelo presidente da Gibson nos anos 40. Entretanto, no início dos anos 50, o dono da empresa mudou de ideia e o modelo de Les Paul saiu da gaveta e virou sucesso imediato. Com isso, a primeira guitarra elétrica de corpo sólido tinha nascido, e um pouco tempo depois, uma coisa chamada Rock ‘n’ Roll acabou aparecendo.

Tudo isso poderia não ter acontecido após um acidente aéreo sofrido pelo músico em 1948. Todavia, com sua teimosia e força de vontade, convenceu os médicos que poderia tocar o instrumento novamente. Além disso, outra inovação foi o gravador multicanal, essa invenção possibilitou os músicos gravarem instrumentos diferentes na mesma música e mexer no equilíbrio entre as faixas.
Seu legado dura mais de 60 anos e esse modelo de instrumento virou presença obrigatória na mão de guitarristas como Slash (ex-Guns N’ Roses, Velvet Revolver), Jimmy Page (Led Zeppelin), Joe Perry (Aerosmith), Alex Lifeson (Rush), Ace Frehley (ex-Kiss), Zakk Wylde (Ozzy Osbourne, Black Label Society), Gary Moore (ex-Thin Lizzy) e Pete Townshend (The Who). Por mais que o século XXI esteja cada vez mais avançado na área da tecnologia, ainda é difícil fazer um instrumento com um timbre tão perfeito igual à deste guitarrista.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s