ALBERTO GRANADO

Desta vez, La Poderosa vai falar de um dos seus passageiros que desbravaram a América Latina. Não é de Che Guevara, e sim de Alberto Granado, o verdadeiro dono da motocicleta que ajudou os dois a se aventurar pelos lugares mais escondidos desse continente.

Foi ideia dele a viagem pelos países sul-americanos. Sempre tinha vontade de pegar sua moto e realizar essa grande façanha, porém, nunca tinha tomado essa iniciativa. Mas aos 29 anos, ele não teve dúvidas e chamou o jovem Che para acompanhá-lo. Sua família considerava esse seu sonho uma fantasia, entretanto, ele conseguiu tornar realidade.

________________________________________________________

O filme Diários de Motocicleta, de Walter Salles, se baseou muito no livro Travelling with Che Guevara: The Making of a Revolutionary. A obra é do próprio Alberto Granado, além disso, ele ajudou o diretor brasileiro no roteiro do longa. 

Na época, Alberto era um jovem bioquímico, com seu espírito carismático adorava farras, literatura e medicina. Era conhecido como “Petiso” (Baixinho) por causa de sua altura de 1,52. Ele também adorava dançar, beber vinhos, organizar times de futebol e de rúgbi, e escrever para um jornal. No filme, quem interpreta esse personagem é o ator argentino Rodrigo de La Serna.

Em entrevistas o médico e escritor fala que ainda lembra de sua viagem histórica. “Passo por lugares que me lembram desse ou daquele detalhe da viagem. Vejo um homem e ele me lembra alguém que vi na viagem. Vivo uma aventura e ela me faz lembrar de alguma que vivi durante a viagem. Então, quase todo dia tem alguma coisa que me faz lembrar. E além disso, ela faz parte da personalidade de Ernesto, não é? Porque para entender Che Guevara mais inteiramente, não é apenas através de seus discursos e de sua vida política, você também precisa saber de algo de sua formação, sobre como cresceu, sobre suas viagens. Tudo isso me ajuda a não esquecer a viagem”.

Alberto Granado ganhou uma posição no ministério da saúde de Cuba, após alguns anos da revolução. Ele vive no país de Fidel Castro até hoje com sua família. Atualmente, está com 88 anos de idade.
Anúncios

Uma resposta em “ALBERTO GRANADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s