FOTOGRAFIAS QUE MARCARAM HISTÓRIA

No dia 19 de agosto foi comemorado o Dia Mundial da Fotografia. Passar uma informação através de uma imagem, pensando em vários aspectos como luz, distância e enquadramento, é para poucos. Fotografia significa escrever com a luz. Por isso, La Poderosa irá mostrar fotos que marcaram história.
Beijo da Times Square

O Beijo de despedida da Guerra foi feita por Victor Jorgensen na Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha americana beija apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de se encontrar. A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e da paixão que significam regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, assim como a alegria experimentada ao término de uma guerra.

Triunfo dos Aliados
Agora esta foto traz a vitória dos países aliados na Segunda Guerra Mundial. Um soldado russo agita a bandeira soviética no alto de um prédio, demorou a ser publicada, pois as autoridades russas quiseram modificá-la. A bandeira era na verdade uma toalha de mesa vermelha e o soldado aparecia com dois relógios no pulso, possivelmente produto de saque. Sendo assim, foi modificada para que não ficasse feio para os homens de Stalin.
The Falling Man
Essa fotografia é de Richard Drew, e mostra uma cena dos atentados do 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do WTC. Na imagem um homem se joga de uma das torres. A publicação do documento pouco depois dos atentados irritou certos setores da opinião pública norte-americana. Pois, a maioria dos meios de comunicação se auto-censurou, preferindo mostrar unicamente fotografias de atos de heroísmo e sacrifício.
O Homem do Tanque de Tiananmen

Também conhecido como o “Rebelde Desconhecido”, este foi o nome atribuído a um jovem anônimo que se tornou internacionalmente famoso ao ser fotografado em frente a uma linha de vários tanques durante a revolta da Praça de Tiananmen de 1989 na República Popular Chinesa. A foto foi tirada por Jeff Widener, e na mesma noite foi capa de centenas de jornais, noticiários e revistas de todo o mundo.
Che

A famosa foto de Che Guevara, conhecida formalmente como “Guerrilheiro Heróico”, onde aparece seu rosto com a boina negra olhando ao longe, foi tirada por Alberto Korda em 5 de março de 1960, quando Guevara tinha 31 anos, em um enterro de vítimas de uma explosão. Somente foi publicada sete anos depois. O Instituto de Arte de Maryland (EUA) declarou que é “A mais famosa fotografia e maior ícone gráfico do mundo do século XX”. É, sem sombra de dúvidas, a imagem mais reproduzida de toda a história: expressa um símbolo universal de rebeldia.
Anúncios

Uma resposta em “FOTOGRAFIAS QUE MARCARAM HISTÓRIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s