JORNADA LA PODEROSA PT. 1 : BORGES E NÓS

La Poderosa começa mais uma série mostrando os caminhos feitos por Alberto Granado e Che Guevara na expedição pela América latina. E a Primeira Parada é a Argentina. Para começar vamos falar do escritor Hermano Jorge Luis Borges, que completaria 110 anos em 2009 se estivesse vivo.
________
Falar de Borges não é uma tarefa fácil, aliás, falar de qualquer pessoa é um trabalho árduo para não negarmos a amplitude das personalidades. Porém, Jorge Luis Borges é um desses autores que entram na nossa vida sem pedir licença e quando notamos, lá está ele, sendo investigado, uma curiosidade que deve ser comum a do espírito “borgiano”: o vasto universo!


Assim me apareceu Borges. O que posso dizer do autor que está sendo relembrado atualmente com tanto fervor, sendo que existem muitos especialistas literários mais entendidos? Posso dizer simplesmente de um ser humano que é Humano, Universal e sensível á vida, Filósofo singular e de sabedoria invejável.

Na obra deste escritor argentino, conciso e erudito, encontramos a abrangência universal. É possível sentir a dor e alegria concedida ao ser humano… é possível sentirmo-nos parte do Universo e parte deste em nós mesmos… é sentir que somos uma parte única deste Universo, indivisível e completo, sem desdobramentos. A obra é vasta e não há como negar a sensibilidade dos seus escritos, que nos atinge e somos inclinados a reconhecer como alguns seres humanos são tão especiais e sempre há algo neles a aprender, de uma forma curiosa e incerta.

A intemporalidade dos temas preferidos de Borges é surpreendente: o universo, o espelho, o labirinto, o tempo, enfim, noções de profundidade em que a linha que separa real do irreal são o que mais chamam a atenção de qualquer leitor. E é este leitor que redescobre, reinventa, reescreve a conclui novas imagens e entendimentos pessoais e sociais; é o caráter aberto de suas obras que convida o leitor a completar a leitura.Apesar de querer ser esquecido, Borges deve sim ser relembrado. Num tempo em que os clássicos e a erudição nos aparecem como tentativas de nos redescobrirmos e repensarmos antigos entendimentos, este autor é figura essencial. Em O Imortal, estes temas comuns a Borges aparecem entrelaçados:

Ser imortal é insignificante; exceto o homem, todas as criaturas o são, pois ignoram a morte; o divino, o terrível, o incompreensível, é se saber imortal.(…) A morte (ou sua alusão) torna preciosos e patéticos os homens. Estes comovem por sua condição de fantasmas cada ato que executam pode ser o último

Mas que belas palavras, com um jogo de conceitos, profundidade e filosofia nos apresenta Borges em trechos tão curtos! E pra finalizar esta dedicação à memória deste bom argentino, não se pode esquecer da abrangência de O Aleph. Ler e reler tal obra é sempre uma descoberta, uma percepção da complexidade da relação entre Homem e Universo.

Que faríamos ao enxergar o Aleph, onde podemos ver todos os lugares do planeta, visto de todos os ângulos? A leitura desta obra é bela, ao passo que Borges descreve e enumera tudo que pôde ver ao olhar o Universo, chegando num êxtase de escritor em que faltam as palavras e sobram impressões… “vi a circulação do meu escuro sangue, vi a engrenagem do amor e a modificação da morte, vi o Aleph, de todos os pontos, vi no Alpeh a terra, e na terra outra vez o Aleph e no Aleph a terra, vi o meu rosto e as minhas vísceras, vi o teu rosto e senti vertigem e chorei, porque os meus olhos tinham visto esse objeto secreto e conjecturai cujo nome os homens usurpam, mas que nenhum homem olhou: o inconcebível universo.”

Como não se envolver com tais forças nas palavras? Assim é o encanto de Borges em seus leitores, algo singular e extremamente belo. Assim comemoramos mais uma vez Jorge Luis Borges, muito obrigado!
Mais informações clique aqui e aqui.

*** Texto de Luís Fernando Martins Palhares. Formado em História e aprecia ideias relacionadas à Filosofia e Memória.
Até a próxima parada!


Hasta la vitória, siempre!

Anúncios

Uma resposta em “JORNADA LA PODEROSA PT. 1 : BORGES E NÓS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s