70 ANOS ATRÁS

No dia 1º de setembro de 1939 às 4:45hs, o encouraçado alemão Schleswig-Holstein disparou na Polônia vários tiros contra a base de Westerplatte. Nesse exato momento começava a Segunda Guerra Mundial, o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade, com mais de 50 milhões de mortes. A batalha contou com mais de 100 milhões de militares.

_____
Agora 70 anos depois, líderes mundiais irão se reunir na Polônia para marcar a data, em meio à polêmica sobre o papel histórico da União Soviética no conflito. O encontro causa polêmica, pois o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, disse que em 1939 os soviéticos “esfaquearam a Polônia pelas costas”.

Os poloneses estavam espremidos por dois lados. De um lado estavam os nazistas de Hitler que invadiram o país pelo leste, oeste e sul. Do outro estava a União Soviética que tinha feito o Tratado de Não-Agressão com a Alemanha uma semana antes da guerra. Duas semanas depois, em meados de setembro de 1939, o Exército Vermelho invadiu o leste da Polônia.

______
O presidente russo, Vladimir Putin, deverá discursar mais tarde durante as cerimônias. É a primeira vez que uma autoridade importante da Rússia participa de um encontro para lembrar a 2ª Guerra na Polônia. Mais de 20 líderes de diversos países, entre eles a chanceler alemã, Angela Merkel, participarão do evento.

______
Acima está um vídeo da entrevista de Arie Yaari no Jô Soares. Ele Ficou cinco anos preso em campos de trabalho forçado e de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Escreveu a autobiografia O Leão da Montanha: Dos campos da morte aos Campos do Jordão, relatando a sua experiência nos campos nazistas até sua fuga para o Brasil. Uma história reveladora e emocionante para aqueles que duvidam do acontecimento ou acham que os números do Holocausto foi um exagero.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s