JORNADA LA PODEROSA PT. 4 : PERU (LA RINCONADA)

La Poderosa mais uma vez com sua jornada, deixa o país chileno e embarca para o Peru, mais precisamente ao leste na cidade de La Rinconada. Um lugar muito diferente devido aos seus costumes e por ser o local mais perto do céu. Entretanto isso não é um elogio, e você verá o porquê.

La Rinconada é a cidade mais alta de todo o planeta Terra, são mais de 5 200 metros acima do mar. O clima é gelado e não tem saneamento básico, os ventos gelados e a altitude disfarçam o mau cheiro, contudo causam terríveis dores de cabeça para os novatos . A cidade é um centro do garimpo que não parece nos mapas, a luz é um luxo e não há coleta de lixo, nem água encanada.

Para chegar lá são mais de 170 quilômetros e seis horas de viagem a partir Juliaca, nos arredores do Lago Titicaca. De longe as montanhas parecem até um lugar europeu, até mesmo um dos Alpes suíços. O motivo para que muitas pessoas explorem a região são as rochas que são cobertas de ouro. O metal existe no lugar a mais e mil anos, e já foi objetivo de muitos povos e etnias diferentes.

Primeiros foram os incas, eles usavam o ouro para seus rituais. Depois veio a chegada sem dó nem piedade dos espanhóis e levaram toda a riqueza para a Europa. Por causa disso, as montanhas de La Rinconada ficaram décadas esquecidas até 1950. ____

Com novas descobertas vários camponeses se arriscaram em altitudes cada vez mais elevadas. Mesmo assim nem mil pessoas viviam na região, porém com uma grave crise econômica peruana nos anos 90, boa parte da população foi em direção à cidade mais alta do mundo, e desde então vivem em busca da sorte. Um lugar que mostra a luta e o sofrimento do povo sul-americano.

Hasta la vitória, siempre!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s