A CONQUISTA DA HONRA

La Poderosa vai falar novamente da Iwo Jima que aconteceu na Segunda Guerra Mundial. Na primeira vez foi mostrado o lado japonês do conflito, agora o lado americano será retratado. O longa é baseado no livro chamado Flags of Our Fathers, escrito por James Bradley e Ron Powers.
_______
O filme traz a história real dos seis soldados que ergueram a bandeira norte-americana na batalha de Iwo Jima, decisiva para o fim da Segunda Guerra Mundial. A produção foca os dramas vividos por alguns membros do exército dos Estados Unidos que estiveram presentes na ilha japonesa. Após levantarem a bandeira, os soldados seguiram em uma espécie de turnê pelo EUA com o objetivo de ganhar fundos para conseguir manter o exército do país no Japão, continuando o conflito mundial.

Essa história verídica mostra que homens comuns foram usados como instrumentos de propaganda pelo governo dos Estados Unidos. A cada cidade americana que passavam, os soldados conheciam empresários, pessoas com um grande poder aquisitivo, e com vários tapinhas nas costas prometiam empregos para os soldados quando a guerra acabasse.

Em 1945, a Segunda Guerra Mundial acabou de vez. Entretanto, as tragédias que aconteceram nesses tempos não foram apagadas da memória dos homens que estiveram presentes nos conflitos. À noite acordavam do nada por causa dos pesadelos, marcas que foram deixadas pelo passado. Com o decorrer do tempo, os soldados voltaram para suas vidas habituais, tiveram que enfrentar o desemprego. Aqueles mesmos homens, que ofereceram emprego em virtude da euforia da propaganda do governo, simplesmente desapareceram.

Clint Eastwood fez um trabalho digno de respeito. O filme poderia ter sido como muitos outros, enfatizando que os americanos são os bonzinhos da história, entretanto o fato foi humanizado. O diretor também mostrou que em uma guerra não existe um vencedor, todos saem perdendo com as baixas e o caos que é gerado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s