DISTRITO 9

Uma nave parou na Terra e trouxe com ela vários alienígenas. Analisando desse jeito, todos já devem saber como deve ser a história. Os Aliens tentam conquistar o planeta, causam diversas destruições, fazem uma enorme quantidade de mortos e feridos, além dos reféns, que são obrigados a trabalhar como escravos. Essa sinopse serve para qualquer filme que lida com assuntos extraterrestres, mas não com o atual Distrito 9.


_______
Para começar, a espaçonave dos ETs não parou em nenhuma grande cidade americana como Chicago, Nova York ou Washington. O local escolhido foi Johanesburgo, uma dos locais mais populosos da África do Sul. Quem esperava um grupo de monstros descendo nas ruas, prontos para aniquilar qualquer habitante terrestre, se enganou.
_____
O filme tem uma cara de documentário por causa dos depoimentos de sociólogos, médicos e outros especialistas. Quem nunca viu qualquer informação sobre o longa não pensa em nada relacionado a seres de outro planeta. Os alienígenas são emboscados por seres humanos e isolados em uma área chamada Distrito 9. Os “forasteiros” ficam nesse lugar até ser decidido o que fazer com eles.
Essa iniciativa não levou apenas alguns dias e sim anos, precisamente 20 anos. Os Aliens construíram suas casas em qualquer lugar, sem nenhuma organização, as cenas mostram que eles viviam em uma favela literalmente, bem parecida com a situação de diversos seres humanos que moram em um país subdesenvolvido. Vasculham lixo atrás de comida. Algumas pessoas protestaram e se criou uma guerra civil. Placas foram colocadas em locais impedindo a frequência de qualquer outro tipo de ser, a não ser o Homem. Os extraterrestres são tratados com refugiados e inferiores, ganharam até um apelido “Camarão”. Apesar de se tratar de ETs, uma história bem parecida aconteceu na humanidade, algo chamado Apartheid. Esse termo foi adotado legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados. Os negros foram o principal alvo, e a regra os impediam de ser verdadeiros cidadãos. A lei só foi abolida em 1994, mas o racismo ainda continua no século XXI. Não é a toa que o cenário escolhido para o longa seja o país sul – africano.
________
Com a produção de Peter Jackson e direção de Neill Blomkamp , Distrito 9 não é um filme de alienígenas invadindo nosso planeta, vai muito além, é uma metáfora para mostrar como são tratados os refugiados ou as pessoas de outra nacionalidade em um país que não é de sua origem.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s