NOBEL SOVIÉTICO

A maioria de nós conhece o famoso Prêmio Nobel, senão clique aqui e saiba tudo. A Guerra Fria assolou o mundo dividindo socialistas e capitalistas. Essa disputa acabou se refletindo em todas as áreas até nas artes. Um prêmio muito famoso semelhante ao que temos no ocidente foi criado na extinta União Soviética.
_____
O nome dele era Prêmio Lênin da Paz, antes tinha o título de Prêmio Internacional Stalin para o Fortalecimento da Paz entre os Povos. A premiação foi criada em 21 de dezembro de 1949 e tinha o objetivo de homenagear os 70 anos de nascimento do ditador Josef Stalin. Com processo de “desestalinização”, a recompensa mudou o nome para Prêmio Internacional Lênin para o Fortalecimento da Paz entre os Povos.

_____
Ele é considerado equivalente ao Prêmio Nobel, premiava pessoas que atuavam em artes e ciências, os ganhadores eram escolhidos através de um comitê internacional indicado pelos soviéticos. Entre os vencedores ilustres estão o escritor Jorge Amado (1951), Pablo Neruda (1953), Fidel Castro (1951), Pablo Picasso (1962), Oscar Niemayer (1963).

O Prêmio Lênin da Paz parou de ser distribuído em 1991 e o último vencedor foi o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. Apesar de ser uma premiação do governo socialista, os ganhadores eram de todos os lugares do planeta, Japão, Finlândia, Alemanha, Argentina, Chile e até mesmo dos Estados Unidos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s