GUY FAWKES

Hoje, 5 de dezembro, é um dia marcante para a história, entretanto essa data é jogada um pouco de lado. No ano de 1605, Guy Fawkes foi preso por pretender assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão, objetivando o início de uma revolução católica. Ele era um soldado especialista em explosivos.
_____
Esse personagem fez parte da Conspiração da Pólvora, levante que foi liderado por Robert Catesby e executado juntamente com outros católicos insatisfeitos com a repressão empreendida contra eles. O objetivo era explodir o parlamento inglês durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio do parlamento.

Apesar da organização, o plano foi descoberto. Guy Fawkes foi preso e torturado, revelando o nome dos outros conspiradores. No final foi condenado a morrer na forca por traição e tentativa de assassinato. Os outros participantes revelados também acabaram sendo executados.
_____
Ainda nos dias de hoje o rei ou rainha vai até o parlamento apenas uma vez ao ano para uma sessão especial, sendo mantida a tradição de se revistar os subterrâneos do prédio, antes da sessão. Todo ano, no dia 5 de novembro é tradição queimar em fogueiras, bonecos que representam Fawkes, e soltar fogos de artifício, uma espécie de Judas Iscariotes. Essa história foi inspiração para a criação de V de Vingança , quadrinhos com roteiro de Alan Moore e arte de David Lloyd. O personagem principal da trama concretizou os planos da conspiração explodindo o parlamento inglês em um futuro dia 5 de Novembro. Ele esconde seu rosto atrás de uma máscara de Guy Fawkes usada na Noite das Fogueiras e o objetivo dele é iniciar uma revolta contra um regime fascista que se instalou na Inglaterra.
Anúncios

Uma resposta em “GUY FAWKES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s