20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

Este nove de novembro e 2009 é uma data histórica. Há exatamente 20 anos as muralhas que dividiam a Alemanha em dois países viraram escombros e simbolizaram o final da Guerra Fria que dividiu o mundo após a Segunda Guerra Mundial. Eram mais de 155 quilômetros, uma barreira intransponível, além da barreira, havia armadilhas por todo o lugar. Armas de chumbo, tapetes de prego, arame farpado. Além disso, havia soldados prontos para abater qualquer um que ousasse atravessar o local. Nos 28 anos da existência do Muro morreram muitas pessoas.

______
Na madrugada do dia 13 de Agosto de 1961, as forças armadas orientais bloquearam as conexões de trânsito com a Berlim Ocidental. Eram apoiadas por forças soviéticas, estavam preparadas para a luta nas fronteiras. A capital alemã também foi dividida. O mundo achava que qualquer hora poderia acontecer uma guerra, outros falavam que essa era uma solução melhor do que pegar em armas.

A Alemanha Ocidental, impulsionada pelo capitalismo (inclusive fazendo parte da União Européia), desenvolveu-se muito, até venceu a Copa do Mundo de Futebol em 1974. Enquanto isso, a Alemanha Oriental permanecia atrasada tecnologicamente e com problemas econômicos. O lado Ocidental fascinava os orientais por causa dos carros modernos, festas, baladas, a cidade sempre era iluminada. Agora, o lado Oriental tinha carros ultrapassados, as pessoas iam dormir bem cedo, era uma vida em preto e branco.
Quando a crise a crise econômica assolou a URSS e os países do bloco socialista, os alemães orientais também partiram para manifestações, exigindo reformas mais democráticas e principalmente mais liberdade de “ir e vir”, ou seja, poder reencontrar os alemães ocidentais e desfrutar o progresso econômico que havia nessa parte da Alemanha. Em 1989 o governo da Alemanha Oriental tentou reprimir essas manifestações, contudo, o governo soviético, liderado por Gorbachev, retirou seu apoio ao governo alemão oriental, e ainda declarou que era contra qualquer intervenção violenta sobre os manifestantes. A Guerra Fria estava caindo com essa GLASNOST (Transparência) da União Soviética.

No dia 9 de novembro de 1989 milhares de pessoas de ambos os lados, forçaram parte do muro, que acabou caindo. Foi um ato simbólico de grande importância, pois significava o fim da divisão das duas Alemanhas, acabava com o maior símbolo da Guerra Fria. A chanceler alemã Angela Merkel agradeceu os ex-presidentes americanos Ronald Reagan e George Bush pai na comemoração desta data histórica.

Apesar de o dia ser festivo, 71 anos atrás, no dia 9 de novembro de 1938, a Alemanha quer simplesmente apagar de sua memória. Hoje também é aniversário da Noite de Cristal de 1938, quando os nazistas se apropriaram das propriedades judaicas em toda a Alemanha. Os homens de Hitler pilharam e destruíram sinagogas, as incendiaram e mataram inúmeras vítimas. Esse foi o início daquilo que se tornaria o rompimento com a civilização, o holocausto estava começando.
Anúncios

Uma resposta em “20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s