FILMES DA QUEDA DO MURO

La Poderosa continua falando dos 20 anos da Queda do Muro de Berlim. E desta vez iremos mostrar como esse assunto é tratado no cinema através de dois filmes interessantes. Além disso, a literatura também será abordada neste post mais que especial, então vamos nessa.

_____
Adeus, Lênin

O filme alemão é uma produção de 2003 e tem a direção de Wolfgang Becker. Após sofrer um infarto em 1989, a mãe socialista de Alex Kerner entra em estado de coma, razão pela qual a queda do muro lhe passa despercebida. No verão de 1990 ela recobra a consciência, mas o médico adverte que qualquer excitação pode ser fatal.

_____
Por causa disso, seu filho é obrigado a esconder esse fato histórico, e não pode mostrar o avanço do capitalismo na chamada ex-Alemanha Oriental. A ilusão funciona por um bom tempo, entretanto símbolos da Coca-Cola, Burguer King tomam toda a cidade. O personagem principal até inventa alguns noticiários para esconder a verdade. Mas chega o momento em que a realidade não poderá mais ser ocultada, nessa parte o drama domina as cenas do longa.

_____

_____
A Vida dos Outros

Esse outro filme alemão é de 2006 e tem a direção de Florian Henckel Von Donnersmarck. A trama mostra o retrato da situação vivida por intelectuais e artistas na Alemanha ainda dividida, vigiados pela Stasi, a polícia secreta do regime socialista.
_____
Em 1984, na Berlim Oriental, o agente Gerd Wiesler recebe o dever de coletar provas contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland. Apesar da missão, o agente acaba descobrindo um mundo particular de arte e amor com seus novos conhecidos. A produção faturou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007.

_____ _____

1989 – O Ano que mudou o mundo – A verdadeira história da queda do muro de Berlim

Este livro é do autor Michael Meyer. Ele é escritor e jornalista e foi o chefe da sucursal da Revista Newsweek no Leste europeu na época da Queda do Muro. Ele observou tudo de perto e entrevistou os principais atores envolvidos no cenário anterior à derrubada da Cortina de Ferro que dividiu o mundo socialista e capitalista. Nesta obra, são mostrados que os efeitos desse fato ainda refletem nos dias atuais.
Anúncios

Uma resposta em “FILMES DA QUEDA DO MURO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s