50 ANOS SEM VILLA – LOBOS

Esta semana completa 50 anos da morte do maior compositor brasileiro de todos os tempos. No dia 17 de novembro de 1959 morria Heitor Villa – Lobos. Ele saiu do Rio de Janeiro para mostrar sua música para o mundo. Foi o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em suas composições. Suas obras valorizam o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas.

________
É considerado o maior expoente da música do Modernismo no Brasil. Seu estilo dava preferência por combinações inusitadas de instrumentos, arcadas bem puxadas nas cordas, uso de percussão popular e imitação dos cantos de pássaros. Por causa disso, esse maestro não se enquadrava em um movimento, era único.
________
Durante um bom tempo sofreu com críticas sem fundamento da imprensa brasileira, fato que se repete com outros artistas contemporâneos. Mesmo com esses obstáculos, alcançou grande reconhecimento em nível nacional e internacional. Entre os títulos mais importantes que recebeu, está o de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova York e o de fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Música.

Sua façanha foi parar nos cinemas. Foi retratado nos filmes Bachianas Brasileiras: Meu Nome É Villa-Lobos (1979), O Mandarim (1995) e Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão (2000). Além disso, apareceu pessoalmente no filme da Disney, Alô, Amigos (1940), ao lado do próprio Walt Disney. No ano de 1986, o maestro teve seu rosto impresso nas notas de quinhentos cruzados.
________
Após sua morte, seu legado jamais foi esquecido. Sempre é lembrado por profissionais do mundo da música clássica ao Heavy Metal. Seus feitos também estão em exposição de museus, internet, em todos os lugares. Confira uma de suas obras através de John Williams.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s