WATCHMEN PARTE I

Muito mais que uma obra envolvendo super heróis. Essa frase serve para definir Watchmen, tanto a obra nos quadrinhos, quanto o filme que foi parar nos cinemas neste ano de 2009. Esse universo do HQ foi escrito por Alan Moore e ilustrado por Dave Gibbons entre 1986 e 1987.
______
Em 1977, a Lei Keene foi aprovada pelo governo dos Estados Unidos. Essa iniciativa proibia as atividades de homens e mulheres mascarados no combate ao crime. Por causa disso, vários super-heróis se aposentaram e procuraram outros rumos. Entre eles estavam o Coruja (Patrick Wilson) e Espectral (Malin Akerman).
______
Agora o Comediante (Jeffrey Dean Morgan) e o Dr. Manhattan (Billy Crudup), passaram a trabalhar para o governo. Ozymandias foi exceção e revelou sua identidade secreta para o mundo. Sua carreira de herói ficou de lado, mas ele se tornou um dos homens mais ricos no mundo.

Todos estavam vivendo suas rotinas separadamente até que Edward Blake, o Comediante, é assassinado. Para muitos foi um crime corriqueiro, entretanto, Rorschach (Jackie Earle Haley) acredita que essa morte é o indício da existência de um plano para acabar com todos os mascarados. Com o decorrer do filme, os personagens descobrem que será preciso voltar para a ativa. Eles são retratados como indivíduos reais, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos como qualquer ser humano.

A trama se passa na década de 80. O mundo está vivendo o auge da Guerra Fria, a qualquer momento pode estourar um ataque nuclear vindo dos Estados Unidos ou da União Soviética. As pessoas vivem um momento de preocupação e dúvida, a maioria das cenas está em um cenário sombrio com cores mais escuras. Watchmen aborda assuntos relacionados à filosofia, ética, moral, cultura de massas, história, artes e ciência.
______
Rorschach faz até uma piada que funciona como metáfora para simbolizar toda essa atmosfera pré-guerra. “Um homem vai ao médico, e diz que está deprimido. A vida parece dura e cruel. Conta que se sente em um mundo ameaçador. O médico fala que o tratamento é simples: – O grande Pagliacci está na cidade, vá vê-lo. Isso deve animar você.

______
O homem se faz em lágrimas, então diz: – Mas Doutor, eu sou o próprio Pagliacci”. Para quem não conhece, Pagliacci é um personagem de uma ópera do século XIX e é um palhaço. Essas palavras mostram que se o próprio palhaço já não sente nenhuma alegria, como dever estar a mente do restante do planeta?
______

O título da obra vem do latim Quis custodiet ipsos custodes, traduzida para o inglês como Who watches the Watchmen? (Quem vigia os vigilantes?). Essa citação procura fazer uma reflexão sobre o conceito de super-herói. Outro destaque fica para o Dr. Manhattan. Os Estados Unidos usa o poder desse personagem para ganhar mais fama de invencível. Até que deu certo, na trama a União Soviética nem ousa pisar no Afeganistão devido ao medo de sofrer alguma represaria americana. Ao mesmo tempo, os nomes dos capítulos das HQs refletem as passagens de livros de Nietzsche, Einstein e a própria Bíblia Sagrada, e também músicas de Bob Dylan e Jimi Hendrix. Resumindo: Sensacional.

_____

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s