WATCHMEN PARTE III

poster_watchmen La Poderosa fala da terceira e última parte de Watchmen. A trama toca em um ponto interessante: O medo de uma iminente guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética, a Guerra do Vietnã e a violência urbana deixaram o mundo em uma situação caótica sem precedentes. Um lugar sem esperança, apenas conflitos vindo de todos os lados.
O Comediante tem esse nome não porque ele é uma pessoa engraçada, ele viu a verdadeira face da sociedade e preferiu ser uma paródia. A atmosfera conturbada afeta até os vigilantes. Rorschach é o mais revoltado:
– Eles pedirão a nossa ajuda e gritarão salve-nos, e eu sussurrarei NÃO!
A manipulação atinge a todos sem exceção, até o Dr. Manhattan:
– Nós somos todos fantoches, Laurie. Eu sou apenas um fantoche que pode ver as cordas.

jeff

Aquele sonho americano idealizado pela maioria das pessoas deu lugar ao medo. A situação fica tão perturbadora que um dos personagens fala:
– A selvageria humana levará a aniquilação global.  A humanidade vai desaparecer e o universo não vai nem notar.
nggshow No final, a paz é alcançada. Entretanto, baseada em uma mentira que cega a todos. Ozymandias enfatiza que para chegar a um resultado satisfatório é preciso fazer sacrifícios. Essa atitude acabou sendo parecida com outras duas produções.
Em Heroes, as duas primeiras temporadas evidenciam bastante essa ideia de que é preciso a tempestade para chegar à calmaria. Alguns personagens falam que o mundo está doente e tem que ser curado. Para justificação são citadas até passagens da bíblia como “Deus fez chover 40 dias e 40 noite” com o intuito de lavar o mundo.
dark_night9_20080715
Já em Batman: Cavaleiro das Trevas, a paz também aparece maquiada. Gotham City idealizava o promotor Harvey Dent. Contudo, o Coringa corrompeu o “Cavaleiro Branco” em quem todos acreditavam. Ele mostrou que qualquer pessoa tem um lado negro, ninguém está alheio ao mal. O homem morcego teve que ocultar essa verdade e a cidade ficou em paz em função de mais uma mentira.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s