MEMÓRIA PAULISTANA

História 002

Localizado no centro de São Paulo, o Pátio do Colégio é ofuscado pela correria do cotidiano da maior metrópole brasileira. Entretanto, o local é um marco histórico e representa o início do nascimento da capital paulista desde século XVI. Foi fundado em 25 de janeiro de 1554 pelos jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta. O objetivo era criar um lugar para catequizar os índios.

Após a sua construção, o lugar passou por diversas obras que descaracterizou sua edificação original, entretanto existem fragmentos de uma parede do antigo colégio dos jesuítas na obra atual. Para o formado em História Luís Fernando Martins Palhares os monumentos históricos têm sua importância e precisam ser conservados. “Eles são uma forma de não deixar que a memória seja esquecida. Tudo que é feito pelo homem precisa ser sempre relembrado, sejam os seus feitos ou suas emoções.
Além disso, o profissional enfatiza que um monumento histórico também serve para relembrar e repensar quem eram aqueles homens por trás da obra ou o processo histórico que aconteceu daquela época até hoje. Primeiramente, o Pátio do Colégio tinha sua importância religiosa, contudo o local foi sede do governo de São Paulo entre os anos de 1765 e 1908, o Estado fez uma apropriação do monumento que serviu como Palácio dos Governadores. O fato aconteceu porque os jesuítas foram expulsos de terras portuguesas, essa foi uma determinação do Marquês de Pombal ocorrida no ano de 1759.
Atualmente, o lugar é usado para atividades religiosas e culturais. O Museu Anchieta reúne em seu acervo todo o histórico da vida do padre português. Já Biblioteca Padre Antônio Vieira tem um conteúdo especializado e voltado para a história do Brasil e da Companhia de Jesus. Até o momento, foram catalogados seis mil livros, mas uma parte com outras obras estão em processo de organização para entrar no arquivo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s