5 CENTÍMETROS POR SEGUNDO

byousoku01tx0

5 centímetros por Segundo. Essa é a velocidade com que as pétalas de cerejeira caem, mas também é a velocidade com a qual duas pessoas podem acabar se distanciando. Essa é o conceito principal do filme, que na verdade é um anime. Esta produção sai dos clichês desse estilo que é dominado por lutadores, cavaleiros e entre outros. A trama é uma série dividida em três partes que mostra pequenas histórias e suas distâncias.
5cent Takaki e Akari se conheceram em uma escola do Japão. Os dois se davam muito bem e acabaram ficando amigos. Parece que os dois tinham uma conexão que era difícil de ser explicada, era algo que estava acima da razão e tinha tudo haver com sentimento. Infelizmente, os pais da garota tiveram que se mudar e venho um inimigo chamado Distância.
Os dois se corresponderam por muito tempo através de cartas, a situação ficou pior quando Takaki teve que se mudar, assim ele ficaria mais longe de Akari. Os dois resolveram se encontrar para acabar com a saudade. Takaki seguiu em frente, entretanto foi atrapalhado por uma nevasca. Cada minuto que ele se atrasava parecia uma eternidade, estava ansioso para encontrá-la e dar um abraço quente.
b5c2
Quando ele chegou e a viu, sentiu algo inexplicável, mas com certeza era uma coisa boa. O triste é se despedir de uma pessoa sem saber quando vai voltá-la a ver novamente. Takaki segue em frente com sua vida, até aparece outra garota em sua vida Kanae Sumida.
A maioria do tempo, ele parecia esperar por alguém, vivia calado, sempre com um olhar distante direcionado para o céu. Tantas coisas que ele queria dizer, mas não conseguia, porém deixou tudo registrado através de mensagens de celular que nunca enviava.
seperation
Passaram se anos, tanto Takaki e Akari seguiram suas vidas separadamente. Apesar de não ficarem juntos, sempre esteve presente uma lembrança, uma música, uma palavra, um rosto. Algo que nunca se apagará, nem mesmo o tempo.
O filme de Makoto Shinkai tem como trilha sonora a música One more Time, One more Chance de Yamazaki Masayoshi. A canção combina perfeitamente com o longa. A letra até fala que procuramos a pessoa que mais gostamos em lugares que ela nunca vai aparecer.
snapshot20070722121843
Takaki focou sua vida no trabalho para afastar um pouco dessa situação incômoda, todavia quando ficava de frente a uma cerejeira todas as lembranças do passado voltavam. Ele diz algumas palavras que simbolizavam tudo o que ele sentia.
“Vivendo uma vida justa, a tristeza se acumula por aqui e ali… Nos últimos anos, continuo em frente sem nenhuma esperança, somente para saber o que não consegui alcançar… Quando recebi a notícia que ela iria se casar, meu coração perdeu toda a vitalidade da juventude. Em uma certa manhã, quando soube da notícia, senti que tinha perdido tudo que o que queria…”
Anúncios

3 respostas em “5 CENTÍMETROS POR SEGUNDO

  1. Eu simplesmente amei esse filme! É de uma sensibilidade tamanha que não dá para expressar em palavras. Totalmente recomendado!
    A música do filme é linda e combina perfeitamente com a história e as falas dos personagens são perfeitas de tanta emoção que trazem.
    Novamente, amei!

    Danielly.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s