O PIANISTA

pianis

Władysław Szpilman foi um pianista polaco que fazia sucesso nas rádios de Varsóvia na década de 30. Em seu repertório, estavam peças clássicas como Chopin, entretanto, o som de seu instrumento foi interrompido pelas primeiras bombas que caíram sobre a cidade em 1939. Esse era o anúncio da invasão alemã que culminaria com a Segunda Guerra Mundial.
Apesar da chegada dos soldados alemães, o pessoal tentava viver sua vida normalmente. Szpilman começou a tocar em um restaurante, a cada nota que ele tirava do seu piano, os ouvintes eram surpreendidos pelo som de bombas que continuavam a cair e faziam tremer cada centímetro.


pianista05

Com o passar do tempo, os nazistas iam mostrando o objetivo da invasão, eles começaram com restrições aos judeus poloneses e construíram muros para prender esse povo em uma determinada área (Gueto de Varsóvia). O local teve três anos de existência, a fome, as doenças e as deportações para campos de extermínio reduziram a população estimada de 380 000 para 70 000 habitantes.
A família do pianista foi uma das que tiveram esse fim trágico. Szpilman ainda conseguiu ficar na cidade, trabalhando e sendo humilhado pelos nazistas. Quando a situação piorava, sua fama de músico o ajudava a encontrar alguns esconderijos graças aos seus amigos. Porém, a cada dia que passava, o cerco alemão apertava e dizimava todo e qualquer judeu que aparecia pela frente.

Pianist

Ao mesmo tempo em que fugia da ação nazista, Władysław Szpilman tinha que ficar esperto com as bombas que ainda explodiam aqui e acolá. Sua única moradia eram os prédios velhos e acabados que sofreram bombardeios desenfreados.
o-pianista O filme O Pianista retrata todo esse drama, o longa é inspirado em um livro de memórias de autoria do próprio músico que morreu em 2000.
Roman Polanski foi o responsável pela direção, a trama tem muitas semelhanças com a vida do diretor. Sua mãe morreu em um campo de concentração, mas ele conseguiu evitar a prisão e o envio aos campos escapando do Gueto de Varsóvia. Como o protagonista, viveu sempre se escondendo e mudando de um lugar para outro.

o-pianista-560-2-rep

Outro destaque fica com o Capitão Nazista Wilm Hosenfeld, interpretado Thomas Kretschmann. Ele ajudou a abrigar e alimentar o pianista, que anotou a generosidade do oficial em seu diário. Ele é um dos poucos militares alemães da Segunda Guerra Mundial que recebeu o título de Justo entre as Nações, homenagem realizada em 2009. Perto do final do conflito, Hosenfeld foi capturado pelo exército russo e morreu em uma prisão soviética em 1952.
Após a guerra, Szpilman se tornou um dos maiores músicos polacos. Com sua história dramática, O Pianista ganhou três Oscars:  Melhor Diretor (), Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro Adaptado.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s