ALFRED HITCHCOCK

BIO-CINEMA-HITCHCOCK
O teatro é uma arte singular, pois se um ator/diretor morre não se pode desfrutar do seu trabalho, é lago que tem haver apenas com o presente. Já o cinema é diferente nesse ponto, pois as obras de diversos profissionais do mundo da sétima arte (Mesmo que eles não estejam mais entre nós) podem ser conferidas, quaisquer que seja a época, desde que você tenha um aparelho de DVD.
Um bom exemplo é o grande diretor britânico Alfred Hitchcock. Nesse ano de 2010 completa-se 30 anos de sua morte que ocorreu no dia 29 de abril de 1980. Mesmo depois de três décadas, seu legado ainda permanece, principalmente quando se trata de longas envolvendo suspense, aliás, nesse quesito, ele era um mestre.

hitchcock Sua carreira começou em 1929 com  Blackmail (Chantagem e Confissão), o primeiro filme sonoro britânico. Com o passar dos anos, seu trabalhou despertou um interesse de Hollywood, por isso Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos em 1939 e tornou-se cidadão norte-americano em 1955.

A partir deste momento, os filmes desse gênio começam a ganhar ainda mais notoriedade. Seu primeiro filme americano foi Rebecca, que rendeu ao cineasta sua primeira indicação ao Oscar em 1941. O longa chegou a ganhar o Oscar na categoria de Melhor Filme, mas Hitchcock perdeu na disputa de Melhor Diretor.
hitchcock (1)
rear20window20poster1 Isso também ocorreu em outras cerimônias da premiação: Um Barco e Nove Destinos (1944), Quando Fala o Coração (1946), Janela Indiscreta (1955), Psicose (1961) e Suspeita (1941), como produtor. Ou seja, ele sempre saiu de mãos abanando, um dos grandes injustiçados. Mesmo assim, isso não diminuiu seu prestígio.
O suspense é uma característica vital de suas produções, principalmente por causa música forte (Psicose que o diga) e dos efeitos de luz. Os personagens agem como se soubessem que o telespectador está observando suas vidas. As mulheres eram retratadas como heroínas loiras e amáveis, que quando se apaixonam, tornam-se perigosas. Já os homens tinham um relacionamento conflituoso com a mãe.  Ao mesmo tempo, o diretor gostava de fazer pequenas aparições em seus filmes.
cgVh5txyjesX71XgEN
Alfred Hitchcock recebeu o Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood pelo conjunto de sua obra, essa é uma honra concedida de forma não periódica em uma cerimônia do Oscar. Segundo o The Screen Directory, uma das mais respeitadas publicações sobre cinema do mundo, esse cineasta é considerado o maior diretor de todos os tempos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s