O GRANDE INQUISIDOR

fto_ft1_8379Quando as luzes se pagam, a plateia fica em silêncio e as atenções se voltam para o palco. Com um belo trabalho de iluminação, os atores apostos começam a entrar em cena de O Grande Inquisidor. Celso Frateschi incorpora um cardeal que caminha e fala de forma imponente em direção ao Prisioneiro (Mauro Schames). Esse personagem, sentado, apenas o acompanha com um olhar sereno.
O tom da voz do personagem de Frateschi é agressivo, muda completamente, nem parece o mesmo ator que deu uma entrevista simpática momentos antes da sessão começar. Enquanto isso, Mauro Schames permanece à esquerda com os olhares fixos no cardeal, e por mais que fosse agredido com as palavras, seu personagem apenas respondia com uma expressão de “amorosidade”.

fto_ft1_8381 
fto_ft1_8380 A peça se passa no século 16, no auge da Inquisição, e está em cartaz no Teatro Ágora na capital paulista. A montagem tem direção e adaptação de Rubens Rusche, cenografia e figurinos de Sylvia Moreira e iluminação de Wagner Freire.

A trama é uma das mais conhecidas passagens da literatura moderna por suas idéias sobre a natureza humana e a liberdade. O texto não foi escrito para o teatro, é um capítulo do romance Os Irmãos Karamazov de Fiodor Dostoievski.

“É um personagem muito denso e forte, simboliza bem as características da obra de Dostoievski. Ele vai para os extremos, não tem um nível linear, trabalha com essas sensações extremas simultaneamente. Ele é um cardeal, um cristão que acredita em todos os preceitos da Igreja Católica, ao mesmo tempo, é responsável por queimar as pessoas na Inquisição, um dos atos mais anticristo para defender o próprio Cristo. Ou seja, o personagem tem essas contradições que o deixam atraente, vibrante e complexo para a plateia. Além disso, esse Grande Inquisidor se sente ameaçado com a reaparição do próprio Cristo em Sevilha no século XVI”, diz Celso Frateschi.
fto_ft1_8383
Meu papel é o contraponto do cardeal interpretado por Celso Frateschi, que vem com todo esse peso e ideias concebidas ainda na Idade Média. Procurei demonstrar um lado mais amoroso ao interpretar essa figura que está sendo conhecida como Jesus. Essa foi uma sugestão do próprio diretor Rubens Rusche. Entretanto, como demonstrar esse sentimento? Através do olhar consegui passar isso, é um sentimento difícil até de explicar. À medida que o cardeal fala, meu personagem escuta. Muitas pessoas têm dificuldades de ouvir o próximo, ou escuta já pensando em rebater. Ao contrário do meu personagem, ele procura ouvir sinceramente, com isso conseguiu demonstrar sua “amorosidade”, fala Mauro Schames.
O Grande Inquisidor ficará com sua temporada até 12 de setembro.

Local: Teatro Ágora
Endereço: Rua Rui Barbosa, 672 – Bela Vista – São Paulo
Data: Sexta e sábado às 21h30, domingo às 20hs até 12 de setembro
Tel: (11) 3284-0290
Preço: De R$ 15 a R$ 30

* Matéria feita para o site ClickCultural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s