HITCHCOCK NO TEATRO

Donat, Robert (39 Steps, The)_02  
Quem assistiu aos filmes de Alfred Hitchcock sempre se depara com o suspense em todas as cenas. Os 39 Degraus representa um marco em sua carreira e foi a mola propulsora para o cineasta entrar e fazer sucesso no mundo de Hollywood.
Agora o longa também está levando a mesma história para os palcos e traz um elenco de peso com Dan Stulbach, Danton Mello, Fabiana Gugli, Henrique Stroeter, sem contar a direção de Alexandre Reinecke.
fto_ft1_9010 

A peça contou com temporadas simultâneas no West End (Londres) e na Broadway (Nova York). A versão teatral recebeu inúmeros prêmios, entre eles dois Tony e o Drama Desk Award. Apesar de fazer sucesso no exterior, essa versão brasileira não será apenas uma reprodução.“Somos atores diferentes de ingleses, americanos, argentinos, ou seja, de qualquer nacionalidade pelo mundo. Não tem sentido algum repetir uma peça que está sendo encenada, é preciso pegar o que tem de bom e adaptar para o nosso gosto. Ao mesmo tempo, ninguém nesta montagem quer reproduzir o que já foi feito, queremos ser criadores também”, diz Dan Stulbach.
fto_ft1_9011 
Dan Stulbach interpreta Richard Hannay, um homem egocêntrico e carismático, que adora ir atrás de uma mulher. Por causa disso, ele acaba conhecendo a agente secreta Annabela Schimit (Fabiana Gugli). Encantado, o personagem a leva para o seu apartamento, onde ela é misteriosamente assassinada. A partir deste momento, o protagonista tenta se livrar da acusação de assassinato, além de procurar terminar os planos de Annabela. O ator se destaca com um personagem engraçado, que arranca boas risadas da plateia com seu sotaque, suas fugas intermináveis da polícia e seu jeito falastrão.
fto_ft1_9017 Os atores trazem um jogo teatral cheio de repertório. Eles conseguem passar para o público a atmosfera de vários lugares onde se passa a história como um carro em movimento, uma casa no meio de um lugar bem longínquo, um trem que balança muito.
Danton Mello e Henrique Stroeter formam um time inseparável, interpretando vários personagens como uma dupla de policiais ou de capangas, um casal de velhinhos donos de um hotel, entre outros. As mudanças de papeis de ambos acontecem em questões de segundos, eles trocam de figurino, mudam o jeito de andar e o tom de voz. No palco, estão quatro atores em cena, porém a sensação era de haver cerca de 20 pessoas.
fto_ft1_9018Fabiana Gugli também mostra uma interpretação multifacetada, além de Annabela Schimit, a atriz dá vida a Margaret (Uma caipira da roça escocesa) e Pamela. Essa última acaba se apaixonando por Richard Hannay e simboliza bem as heroínas loiras e amáveis de Hitchcock nos cinemas.
Voltando a falar do cineasta, Os 39 Degraus presta homenagem a esse diretor ícone da sétima arte. As cenas trazem referências de filmes como Janela Indiscreta, O Homem que Sabia Demais, O Corpo Que Cai (Note a cena em que Stulbach foge da polícia através de uma ponte), Psicose (Não poderia faltar a cena do assassinato no banheiro que consagrou a atriz Janet Leigh nas telonas).
fto_ft1_9016
O cenário é rico em detalhes e tem uma facilidade para locomoção dos atores. Ao mesmo tempo, o local combina bem com as técnicas utilizadas com o decorrer da história como mímica, teatro de sombra, clown, melodrama. Não se pode esquecer o belo trabalho da trilha sonora e iluminação, além do figurino que garante agilidade para as trocas simultâneas de personagens.
Ou seja, Os 39 Degraus é uma peça com um ritmo frenético e agradará aos amantes do teatro e aos cinéfilos de plantão de uma vez só.
Anúncios

Uma resposta em “HITCHCOCK NO TEATRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s