A ORIGEM

inception (56)Inception, traduzido para A Origem no Brasil, deve ter sido o filme que ganhou mais expectativa antes de sua estreia nesse ano de 2010. Muitos diziam que esse longa revolucionaria a sétima arte… Apesar das grandes qualidades dessa produção, não será mudado o jeito de fazer cinema.
No filme, a história é centrada em Dom Cobb (Leonardo DiCaprio), um talentoso ladrão, o melhor na arte de furtar ideias em um sonho, rouba segredos valiosos do profundo subconsciente durante o sono das pessoas, quando a mente está em seu estado mais vulnerável. inception (50) 

Essa fama do personagem trouxe pontos positivos e negativos. Cobb sempre é procurado, principalmente por profissionais da área corporativa em busca de seu serviço. Em compensação, o protagonista se tornou um fugitivo internacional e acabou perdendo uma das coisas mais preciosas de sua vida.

inception (58) 
No filme, o personagem de Leonardo DiCaprio tem a chance de buscar sua redenção. Saito (Ken Watanabe) o contrata, entretanto ele não terá que roubar uma ideia, pelo contrário, Cobb implantará um pensamento em outra pessoa como se a ideia fosse dela própria. Algo considerado impossível para muitos extratores. A partir disso, vem o nome do filme: Inception.
inception (55)
Essa tarefa não é fácil, pois quando se entra na mente de alguém existe uma proteção, o próprio subconsciente. Ao mesmo tempo, deve ser investigado cada detalhe, cada relação social, cada aspecto subjetivo para desenhar uma maneira de “plantar uma ideia”.inception (64) 
Cobb reúne sua melhor equipe visando sucesso nessa missão, consequentemente ele pode conseguir sua vida normal de volta. Cada cena ganha uma dramaticidade singular com a trilha sonora composta por Hans Zimmer. O enredo do longa traz informações curiosas, muitos personagens, ás vezes, demoram a perceber que estão sonhando, como na vida real, ninguém sabe o começo do sonho, apenas se lembram do meio até o final.
Você já acordou no meio da noite, de repente, pensando que estava caindo em um buraco sem fim? Isso também serve para o filme, para acordar desse estado “sonífero” é preciso desse “pulo”. Arthur (Joseph Gordon-Levitt) proporciona uma das melhores cenas ao lutar contra inimigos de ponta cabeça, ele tinha que acordar seus companheiros, mesmo em um espaço que não tinha gravidade.
inception (49) 
O que ocorre nos sonhos se reflete no mundo real. Minutos em sonhos podem significar horas na realidade, horas podem ser anos… É preciso sempre distinguir o que é real e sonho, muitos podem perder a noção e ficar presos para sempre. Os personagens até utilizam um totem, pequeno objeto para confirmar que estão inseridos na vida real.
inception (67)
Christopher Nolan trouxe uma verdadeira carpintaria de pensamentos no filme. Para inserir uma ideia na mente de uma pessoa, Cobb e sua equipe precisam ir além, entrar no sonho dentro sonho, literalmente. A Origem tem uma proposta audaciosa, porém toda essa parafernália intelectual complica um pouco o entendimento da trama, certos momentos têm que parar e se perguntar:
Será que é isso mesmo?
inception_102 
Ariadne (Ellen Page), uma das personagens, parece ter se complicado também. Isso fica evidenciado em uma de suas falas:
No sonho de quem iremos entrar agora?
donald_inception 
O engraçado é que circula na internet que Nolan teria se inspirado em uma das histórias do Tio Patinhas para criar A Origem. Em um das HQs, o Professor Pardal criou uma máquina para entrar nos sonhos das pessoas. Será mesmo isso verdade? Creio que não.
Inception é uma grande obra, diferente do que estamos acostumados a ver nas telonas, todavia não é o melhor filme do mundo.
Inception_totem
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s