12 HOMENS E UMA SENTENÇA

fto_ft2_11633A peça 12 Homens e Uma Sentença está em cartaz no teatro do CCBB São Paulo. Na trama, o calor escaldante do Verão de Nova York faz o suor pingar do rosto dos 12 homens trancados a chave em uma pequena e claustrofóbica “sala de júri”. Depois de dias de julgamento, está em suas mãos decidir a sorte do réu.
O mais importante: o veredicto precisa ser unânime. Se os 12 enclausurados jurados considerarem o réu culpado do assassinato do próprio pai, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado.12 homens 41 (1)

Essa é uma adaptação inédita para os palcos do clássico filme dos anos 50 (12 Angry Men, EUA, 1957, de Sidney Lumet), além disso, anteriormente a história ganhou uma versão para a TV em 1954. O espetáculo conta com a direção de Eduardo Tolentino. No elenco, José Renato, Norival Rizzo, Genézio de Barros, Eduardo Semerjian, André Garolli, Oswaldo Mendes, Ricardo Dantas, Brian Penido, Augusto César, Marcelo Pacífico, Ivo Müller, Fernando Medeiros.
“A peça é um ótimo exercício democrático e possue unidades dramáticas bem construídas”, diz a produtora Ana Elisa Paz. “É um filme que gostávamos muito, sou um cinéfilo”, conta o produtor argentino Mario José Paz.12 Homens - crédito Zineb Benchekchou_7742Eduardo Tolentino falou sobre os trunfos da montagem. “Essa peça trata de uma questão humanista e política, quase um coro grego. É um espetáculo centrado no trabalho do ator, na escuta que está esquecida atualmente. É uma verdadeira coreografia verbal, trabalha com diferentes níveis de linguagem”.
Annex - Fonda, Henry (12 Angry Men)_03Cada personagem traz suas visões de mundo que acabam se transparecendo durante o julgamento. Por causa disso, as cenas conseguem um leque de abrangências e possibilidades.O elenco conta com atores de gerações bem diferentes. “Esse contato proporciona uma verdadeira pluralidade de ideias”, afirma Eduardo Tolentino.
12 Homens e Uma Sentença terá sessões de quinta a sábado, às 19h30 e domingo, às 18h.
Serviço

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo
Tel: (11) 3113-3651
Preço: De R$ 7 a R$ 15
– Temporada 2010 – 19 de novembro a 19 de dezembro de 2010. De quinta a sábado, às 19h30 e domingo, às 18h.
Temporada 2011 – 12 de janeiro a 06 de fevereiro de 2011. De quinta a sábado, às 19h30 e domingo, às 18h.
*Matéria Feita Para o Site ClickCultural
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s