OPERAÇÃO VALQUÍRIA

poster
“Não carregas a vergonha, pois resiste

Sacrificando tua vida

Por liberdade, justiça e honra”

Esses versos estão gravados no Memorial da Resistência Alemã, em Berlim. 
O espaço foi aberto para homenagear homens que lutaram contra o poder do III Reich.
Na época da Segunda Guerra Mundial, nem todos os alemães eram nazistas, mas essa marca manchou o país por longas décadas.
Apesar dos discursos e marchas evidenciarem todo o poderio e virilidade do nazismo, até hoje foram comprovadas que existiram 15 planos elaborados por militares alemães para assassinar Adolf Hitler. 
A Operação Valquíria foi uma das iniciativas que acabou virando até filme estrelado por Tom Cruise.valkyrie_03

O líder nazista pode se dizer que era um “abençoado”, pois nenhum atentado conseguiu terminar com sucesso, a célebre frase: “Vaso ruim não quebra”, pode ser aplicada totalmente a ele.

Antes do atentado de 20 de julho de 1944, para exemplificar, foram colocados bombas em duas garrafas de bebida em um avião que estaria o Führer. Entretanto, por causa da baixa temperatura do compartimento de carga, nada aconteceu.valkyrie-tom-cruiseClaus Schenk Graf von Stauffenberg era um dos mais revoltados com o caminho que a Alemanha estava partindo. Ele não concordava com o extermínio dos judeus, nem como era governado seu país. O oficial dizia que estavam defendendo Hitler ao invés da própria nação alemã. O coronel frequentou reuniões com o alto escalão nazista, por isso levou bombas em sua maleta, porém sempre acontecia algo e ele era obrigado a desertar.
435px-Bundesarchiv_Bild_146-1984-079-02,_Führerhauptquartier,_Stauffenberg,_Hitler,_Keitel Tom Cruise é o responsável por interpretar esse personagem no filme de Bryan Singer. O ator não consegue sair do lado “bom moço” nem mesmo interpretando um nazi. O longa se destaca com seu figurino, todavia enfrenta dificuldades pois o atentado de 20 de julho de 1944, fato principal da produção, não daria certo. Todos sabem que Hitler morreu mesmo foi em  30 de abril de 1945, em decorrência de um suicídio.
É difícil quando o espectador já sabe o que acontecerá, contudo Operação Valquíria se destaca ao mostrar o que deu errado naquele dia, a busca incessante da SS para prender os culpados do atentado e da tentativa do golpe.
Stauffenberg estava certo da morte de Hitler após a explosão, não pensou duas vezes em seguir em frente com o plano. Foi mobilizado que a reserva do exército assumisse as ruas e prendesse vários oficiais nazistas, uma verdadadeira mudança no poder, pois “Hitler estava morto”. Um novo governo seria instalado, os campos de concentração seriam desativados, uma trégua com os aliados começaria a ser negociada. Por fim, os responsáveis pelo golpe poderiam mostrar que nem todos os alemães são todos iguais.
valkyrie_12
Inicialmente, o plano parecia ir de bem, até que a notícia definitiva chegou: Hitler estava452px-Gedenkkranz_im_Bendler-Block vivo. Toda a arquitetura de Stauffenberg foi por água a baixo, seus homens começaram a fugir, não adiantava mais nada, o plano tinha falhado. Além disso, alguns dos seus aliados não tinham a mesma disposição para chegar ao fim.  O general Friedrich Fromm era um deles.
Todos que estavam ligados de maneira direta ou indireta foram executados ou enforcados. Stauffenberg temia que o erro acabasse prejudicando sua família. “Se eu conseguir, serei chamado pelo povo alemão de traidor, mas se eu não conseguir, estarei traindo minha consciência“.
Mesmo sua intenção ser em prol da Alemanha, a fama de Stauffenberg foi difamada, sua família enfrentou dificuldades. Somente na década de 60, seu esforço foi realmente reconhecido. 
Sua mulher sobreviveu a esse período turbulento e faleceu em 2006 e seus filhos moram na Alemanha atualmente.valkyrie-poster
valkyrie_19Diante do pelotão de fuzilamento, suas últimas palavras foram:
– “Es lebe das heilige Deutschland! (Vida Longa para a sagrada Alemanha!)”
Anúncios

Uma resposta em “OPERAÇÃO VALQUÍRIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s