ETERNO GODARD

godard-socialisme-posterFilm Socialisme é a mais nova, e parece que última, produção de Jean-Luc Godard.
Através de sua linguagem ímpar, o diretor provoca o expectador a cada cena e traz uma mensagem para a Europa que pode ser repassada para o mundo inteiro.
O enredo é uma sinfonia em três movimentos. Um navio no mediterrâneo e algumas conversas, em diversas línguas, entre passageiros, quase todos em férias.
Um velho criminoso de guerra (alemão, francês ou americano?) acompanhado de sua neta. Um jovem filósofo francês (Alain Badiou). Um representante da polícia de Moscou. Uma cantora americana (Patti Smith). Um velho policial francês. Uma ex-funcionária da ONU. Um agente aposentado. Um embaixador palestino.
Essas características serviram para dar mais de uma cara à trama e entrar no conceito de universalidade. O quebra-cabeça discute a deterioração das ideologias de esquerda no início de século XXI.
film_socialismO diretor mostra que o “Ismos” políticos são meras palavras atualmente, não servem mais para caracterizar um mundo cada vez mais flagelado e disperso, dominado pelo dinheiro e ganância. Uma das frases mais marcantes do filme que simboliza todo esse clima é:
O dinheiro foi inventado para os homens não precisarem se olhar nos olhos
A Europa foi escolhida por causa das crises que boa parte dos países vem sofrendo. Ao mesmo tempo, flashs da Segunda Guerra Mundial também aparecem e revelam como esse continente já sofreu.
O longa destrói todo e qualquer tipo de narrativa que a maioria está acostumada, por isso a produção não é algo que se consome de forma fácil. O significado vai se revelando aos poucos até chegar com seu verdadeiro sentido.
cena-de-filme-socialismo-do-cineasta-frances-jean-luc-godard-1291303988134_560x400Mesmo com 80 anos de idade, o cineasta francês Jean-Luc Godard se mantém provocador com sua habilidade diferenciada de fazer cinema. Film Socialisme está tanto para a Europa como para o resto do mundo, pois ambos sofrem com o mesmo “esfacelamento” das relações humanas, ou seja, todos estão no mesmo barco.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s