O CONCERTO

melanie-laurent-le-concertComédia, drama, política e ainda por cima música são os atrativos de O Concerto, filme francês com a direção de Radu Mihăileanu. Com todos esses ingredientes, o longa tem ganhado elogios e chegou a ser indicado ao Globo de Ouro 2011 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Na trama, há 30 anos atrás, o renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá somente como um simples faxineiro. concert-le-concert-5

Um dia, ao limpar o escritório do diretor, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris. Por incrível que pareça, Andrei decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da orquestra oficial. É quase um filme de ação, ao invés de recrutar soldados para cumprir uma missão, o protagonista precisa conseguir 55 músicos em 15 dias.

Ao mesmo tempo, o maestro quer integrar à sua equipe a jovem e exímia solista de violinoleconcert_affiche Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent). Além da beleza e do talento inquestionável, a personagem não sabe, mas foi escolhida também por outros motivos relacionados ao passado. Apesar de ter uma carreira voltada para o cinema francês, Mélanie Laurent é conhecida em Hollywood, pois interpretou Shosanna  em Bastardos Inglórios.
Com o decorrer da trama se revela que o motivo principal para o declínio da carreira musical de Filipov foi sua proteção aos músicos judeus, em uma época que a União Soviética literalmente estava caçando esse povo. Ivan Gavrilov (Valeri Barinov) é um bom exemplo desses tempos. Ele finge ser o empresário da orquestra e consegue acertar os detalhes para apresentação, entretanto ele tem motivos a mais para investir nessa iniciativa. O personagem sonha com o triunfo do comunismo, todavia não enxerga que movimento perdeu força nos últimos anos. No fim do filme, ele até começa a acreditar em Deus, fato que era inexistente devido a suas visões políticas.concert-le-concert-0Em relação à comédia, o longa traz cenas hilárias como os músicos contratados por Andrei andando por todos os lados de Paris para fazer algum negócio lucrativo. Eles tocam em enterros, metrô, vendem produtos piratas por onde passam. Sacha Grossman (Dimitry Nazarov) é um dos mais que se destacam, além de ser um músico ilustre, ele é carismático e proporciona momentos bem engraçados em sua ambulância ao andar pra cima e pra baixo recrutando músicos.1108775_The_Concert_4Com certeza, Filipov vê essa como uma oportunidade única de apagar o passado de sua mente e embarcar com  Tchaikovsky como nos velhos tempos.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s