HITCHCOCK POR TRUFFAUT

Alfred-Hitchcock-on-the-Set-of-Psycho-alfred-hitchcock-5531349-321-4001
É inquestionável que Alfred Hitchcock é um dos maiores cineastas de todos os tempos. Ao mesmo tempo, sua qualidade fica ainda mais evidente nas palavras de François Truffaut, crítico e cineasta, em seu livro O Prazer dos Olhos:
“A carreira de Alfred Hitchcock comprova que um diretor de cinema pode conhecer o sucesso e permanecer fiel a si mesmo, escolher seus próprios temas, tratá-los à sua maneira, realizar seu sonho e ser compreendido por todos.
A Dama Oculta, Interlúdio e Janela Indiscreta teriam bastado para assegurar a glória de qualquer diretor, mas, ainda que lhes acrescentemos Os Trinta e Nove Degraus, Rebeca Suspeita, A Sombra de uma Dúvida, Pacto Sinistro, O Homem que sabia Demais, Um Corpo que cai, Intriga Internacional, Psicose, Os Pássaros, Marnie: Confissões de uma Ladra, não teremos enumerado senão um quarto da filmografia deslumbrante, a mais rica e completa entre os diretores que começaram nos anos 20, isto é, com o cinema mudo.


novak-and-hitchcock

 c0966Ao contrário de outros grande e incontestáveis diretores – Chaplin, Lubitsch, John Ford -, vale observar que Hitchcock não endereça uma mensagem humanista, não nos faz amar personagens simpáticos mergulhados em situações que s valorizam.

(…) O que ele tenta nos fazer experimentar é antes a insegurança, o medo, o consolo, às vezes a compaixão.
(…) Na escrita hitchcockiana o suspense desempenha papel importante. O suspense não é, como se acha muita muitas vezes, a manipulação de um material violento, porém mais exatamente a dilatação da duração, a ampliação de uma espera, a valorização de tudo que faz nosso coração bater um pouco mais forte, um pouco mais rápido. O suspense não é feito exclusivamente de elementos visuais, e filmes como Disque M Para Matar ou O Terceiro Tiro nos dão bons exemplos de “suspense de diálogo”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s