O ADEUS À RICHARD WINTERS

391254_05_brothersRichard_Winters O nome desse americano virou notícia nos últimos dias. Richard Winters faleceu aos 92 anos em 2 de janeiro. Apesar disso, Dick (Como era chamado) teve uma boa vida e deixou lembranças que estarão na memória por um bom tempo. 
Ele foi um dos líderes da Companhia Easy, 2º Batalhão, 506º Regimento de Infantaria de Pará-quedistas da 101ª Divisão Aerotransportada do exército norte-americano durante a 2ª Guerra Mundial.
Sua trajetória no conflito é lembrada pela sua liderança, habilidade em estratégias e respeito dos seus companheiros. Um dos seus feitos é ainda é estudado em academias militares ao redor do mundo como um exemplo clássico de tática de pequenas unidades.
02a imagesO tenente Winters foi indicado para receber a Medalha de Honra (condecoração mais alta dos EUA) por liderar o pelotão que destruiu uma bateria de canhões Obus alemães de 105 mm que disparavam nas vias de acesso que serviam como saídas principais da praia de Utah durante a invasão do Dia-D. As armas eram defendidas por, pelo menos uma guarnição de 50 alemães. Winters tinha somente 12 homens. 
A tomada dos canhões alemães ocorreu ao sul de Le Grand-Chemin e frequentemente é lembrada como Operação Brécourt Manor.
Richard-Winters-band-of-brothers-16800076-1315-2000 Sua façanha também é registrada na minissérie Band Of Brothers, onde foi interpretado pelo ator Damian Lewis. Uma produção que teve com principal fio condutor a valorização das relações humanas. 
Essa característica fica explícita na camaradagem entre os soldados. O questionamento de cumprir o dever em uma guerra. Até mesmo o lado alemão ganha destaque, pois antes de tudo eles eram homens como qualquer outro, tinham uma história, uma vida.
Winters escreveu um livro com suas memórias e passou seus últimos dias em paz em sua casa tranquila na Pensilvânia. Desejo que já tinha manifestado durante uma pausa entre as batalhas.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s