UM LUGAR QUALQUER

Um-Lugar-Qualquer-02-12-2010_17 Somewhere_06 Johnny Marco (Stephen Dorff) é um astro de cinema, tem uma boa aparência, dinheiro e vive com várias mulheres ao seu pé. Sua vida poderia ser perfeita, mas ele parece que está cansado dessa vida cheia de excessos. Esse é o enredo do filme mais novo de Sofia Coppola que leva o nome de Um Lugar Qualquer.
O protagonista vive a maioria do tempo sozinho, como se estivesse inserindo em seu próprio mundo. A primeira cena já essa solidão de Johnny, sua vida parece andar em círculos, com faz com sua Ferrari por uma estrada em “um lugar qualquer”. Em várias cenas, close-ups seguem o personagem para todo lado, enfatizando sempre sua solidão e puro tédio com o mundo ao seu redor.
O começo do filme quase não tem diálogos, o silêncio é a única companhia do astro e, claro, sempre uma bebida tem que estar ao seu lado. Os únicos momentos onde o personagem parece viver é quando está ao lado de sua filha Cleo (Elle Fanning). Apesar dos dois se divertiram tomando sorvete, jogando ping pong, Guitar Hero, nadando na piscina, Marco sempre mostra o seu lado disperso:

– Você não tinha aula hoje?

– Hoje é domingo!

– Nossa você dança bem. Onde aprendeu isso?

– Eu faço aulas há três anos…Um-Lugar-Qualquer-02-12-2010_03 Um-Lugar-Qualquer-02-12-2010_19O filme também retrata as perguntas idiotas de jornalistas nas coletivas de imprensa e oSomewhere_02  vazio da indústria do entretenimento. Johnny Marco parece um ser que logo será desfragmentado por causa de sua fragilidade não só de suas relações, mas ao mesmo tempo na questão física. Seu hematoma no rosto e o gesso comprovam isso.
Sofia Coppola gosta de eternizar momentos, Johnny e Cleo tomando sol na beira da piscina é uma dessas passagens singelas que acabam ganhando destaque. Essa cena ganha ainda mais valor com trabalho de câmera. 
O zoom out coloca os dois personagens em outro plano, eternizados e inacessíveis, um contato apenas entre pai e filha.
Um Lugar Qualquer teria tudo para ter aqueles conhecidos Happy-Ends, entretanto o final revela que nenhum problema é resolvido de uma hora para outra. Com o mesmo silêncio que entrou, o filme termina.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s