O MÁGICO

lIllusionnistePra quem viu o filme pode perceber a clara homenagem a Jacques Tati, um ator/diretorO-Magico-poster-19102010 francês que morreu em 1982. Conhecido por suas mímicas nas comedias que o marcaram desde o começo de sua carreira, Tati acabou deixando um roteiro que ainda não tinha ido para as telonas. Sylvain Chomet não só terminou o texto, como também resolveu dirigir e lançar O Mágico para os cinemas, só que em uma versão animada.
Na trama, um senhor trabalha como mágico, mas vê o público diminuir cada vez mais devido à preferência por atrações mais jovens e populares. Como consequência, ele tem menos oportunidades de trabalho e precisa viajar para se manter. 
Em uma destas viagens, rumo à Escócia, ele conhece uma garota, a quem presenteia com um par de sapatos. Ao ir embora ela decide acompanhá-lo. 
Ao mesmo tempo em que deseja ajudá-la, ele precisa encontrar meios para sustentar ambos.

illusionist_05A menina é uma das poucas, senão, a única pessoa a se impressionar com as magias. Apesar da história se passar na década de 50/60, serve para os dias atuais, pois o ser humano é especialista em perder a capacidade de se impressionar, quaisquer ações que tenham um lado lúdico são deixadas de lado. Fato tem sido impulsionado principalmente pela tecnologia que se atualiza em uma velocidade sem precedentes.Sem Título-1A animação homenageia Tati não só na questão textual, mas também pelo protagonista se movimentar e criar trapalhadas como os próprios personagens do humorista francês. As roupas, os gestos, o jeito confuso de andar, O Mágico é o próprio Jacques Tati. A influência fica ainda mais clara quando o personagem principal entra acidentalmente em um cinema, a sessão estava exibindo Meu Tio, um clássico sucesso de 1958 do cineasta francês.

Além do ilusionista, o longa mostra a decadência de outras profissões que fizeram sucesso no passado como malabaristas, ventrículos e seus bonecos, palhaços. No mundo do entretenimento, somente existe espaço para o Teatro Burlesco e as bandas de rock que arrastam milhares de fãs.Fusion TIFF FileNo filme não existe diálogos, quando eles aparecem ficam de forma secundária. As ações e expressões dos personagens são o alicerce primordial. Apesar de uma época dominada pelo 3D e da onda high tech, O Mágico foi indicado ao Oscar 2011 na categoria de Melhor Animação junto com Toy Story 3 e Como Treinar o Seu Dragão.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s