BRAVURA INDÔMITA

Bravura-Indomita-05True Grit Bravura Indômita, clássico de 1969 com direção de  Henry Hathaway, deu o primeiro e único Oscar a John Wayne. Apesar do prêmio, o ator recebeu a estatueta mais pelo conjunto de sua obra do que pela sua atuação como “Rooster” Cogburn. True Grit, nome original, tem seus méritos, porém não é seu melhor trabalho se comparado aos clássicos da Trilogia da Cavalaria, O homem que matou o facínora, Rastros de Ódio, entre outros.
Agora em 2010, Joel e Ethan Coen resolveram dar sua versão para o filme de 1969, baseado no romance de Charles Portis. Na trama, a história acompanha uma garota de 14 anos, Mattie Ross (Hailee Steinfeld), que, ao lado de um velho xerife (Jeff Bridges), parte em hostil terreno indígena atrás de Tom Chaney (Josh Brolin), o assassino do pai da menina.
Jeff Bridges é um cara que realmente se entrega para seu personagem. Anteriormente, ele foi um dos protagonistas do futurista Tron: O Legado, agora ao viver Rooster Cogburn mostra que a transformação foi imensurável. O sotaque arrastado, as bebedeiras, o humor ácido, as roupas sujas contribuíram para o lado largado e “sarjeta” do papel. Nesse remake, essas características são mais marcantes. Na obra de Henry Hathaway, o protagonista aparece trazendo prisioneiros em sua primeira cena. Já na versão dos Coen, o protagonista está dentro de uma casinha fazendo suas necessidades e manda Mattie Ross embora.

Bravura-Indomita-31 Matt Damon vive o texano LaBoeuf, que tenta ajudar Cogburn na captura de Tom Chaney. O ator também apostou no sotaque forte, que ainda foi mais enfatizado após um ferimento na boca. Damon usou até uma borracha na língua para ter esse efeito de “língua inchada”. Os dois oficiais sempre trocam fartas e parecem disputar a atenção da pequena Ross.Bravura-Indomita-27A garota é pequena somente no tamanho, entretanto se mostra grande ao acompanhar aPoster-18-11-2010  perseguição do assassino de seu pai e nas negociações envolvendo dinheiro. Na verdade, ela causa pânico a qualquer um que tenta fazer negócio, pois retórica não lhe falta.

Bravura tem imagens impressionantes, a direção de fotografia trouxe cenas memoráveis de vales espalhados pelo mundo faroeste. O original e o remake têm diferenças consideráveis, além do tampão no olho de Cogburn (Wayne usava do lado esquerdo, já Bridges utiliza o direito), a versão de 2010 acrescentou um prólogo e um epílogo, dando mais fidelidade ao romance de Portis.
Mesmo com todo o jeito largado, a relação Rooster Cogburn ganhou laços com Mattie Ross, simbolicamente a afinidade entre os dois queria dizer algo mais, fato que será comprovado com rumo que a vida de ambos tomaram.Bravura-Indomita-23O longa é um dos destaques do Oscar 2011 e concorre em 10 categorias: Melhor Filme, Diretor (Joel e Ethan Coen), Ator (Jeff Bridges), Atriz Coadjuvante (Hailee Stainfeld), Roteiro Adaptado, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Mixagem de Som e Edição de Som.
Anúncios

Uma resposta em “BRAVURA INDÔMITA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s