OS INFILTRADOS

the-departedQuando Martin Scorsese resolve se encaminhar para o lado dos gângsteres, sempre se dá bem. Bons exemplos não faltam, temos Caminhos Perigosos, Bons Companheiros e Os Infiltrados de 2006, produção pela qual o diretor venceu seu primeiro Oscar. Na trama, ele trabalha com dois atores que tem se destacado ultimamente nas telonas:the-departed-poster-9 Leonardo DiCaprio e Matt Damon; além dos consagrados Jack Nicholson, Martin Sheen e Alec Baldwin.
No filme, A polícia trava uma guerra contra a máfia irlandesa em Boston. Billy Castigam (Leonardo DiCaprio), um jovem policial, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informante de Costello, também ascende dentro da corporação.
Ambos os lados trabalharam bem seus infiltrados para entrar em ação. Colin sempre tirou boas notas na escola, se destacou em treinamentos da academia até se tornar um policial. A pessoa perfeita para ser um informante da máfia sem levantar qualquer suspeita. Já Billy Costigan vem de uma família com histórico criminal, não tem um passado “perfeito” como seu rival, o que levou ser a pessoa certa para o Capitão Queenan (Martin Sheen) e o policial Dignam (Mark Wahlberg) criar o espião perfeito para se infiltrar na máfia e trazer informações para os tiras. Ou seja, os personagens andam em uma linha tênue entre céu e inferno que os acompanham boa parte de suas vidas.

nichApesar das diferenças, os dois têm muito em comum ao encontrar uma verdadeira figura paterna nos mentores Costello e no Capitão Queenan. Ao mesmo tempo, eles se envolvem com a mesma mulher a psicóloga da polícia, Madolyn (Vera Farmiga). Essas acabam ações deixam os protagonistas cada vez mais próximos e deixam a trama incerta, principalmente com o desfecho surpreendente.Cópia de AntesDePartir©Ale Cabral_Divulgação_0158Diálogos tensos, irônicos e bem arquitetados são pontos que fazem enriquecer ainda mais a história, sem contar a violência e o lado nada politicamente correto dos personagens. A situação fica ainda mais tensa quando a polícia e a máfia descobrem que estão sendo vigiadas por um impostor, ou seja, a partir deste momento o longa se torna um briga de gato e rato, um caos urbano que Scorsese sabe explorar melhor do que ninguém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s