CONTRA O REI

1864270-8131-atm14Nos últimos dias, o mundo do futebol esteve em alta com quatro clássicos envolvendo Barcelona X Real Madrid, partida válida por três campeonatos diferentes e como já era de se esperar, o time da Catalunha saiu em vantagem em praticamente todos os confrontos. O toque de bola e a extrema habilidade de Lionel Messi foram decisivos para a equipe comanda pelo técnico Josep Guardiola. Apesar dos confrontos, o que estava em jogo era mais do que a rivalidade, são questões que envolvem questões políticas e sociais que povoam a história.

A região da Catalunha sempre teve autonomia, se considerou uma nação á parte da
338px-Escut_de_Catalunya_(apuntat).svg Espanha. Entretanto, com a Guerra da Sucessão Espanhola, os catalães foram obrigados a se render e o Rei Filipe V incorporou o território ao seu reino. Apesar disso, local foi obra de lutas e nunca se submeteu completamente aos poderes vindos de Madrid. Ao mesmo tempo, a ditadura de Franco contribuiu para trazer ainda mais dificuldades ao povo catalão.
Nos dias atuais, todos esses dilemas são refletidos em todos os pólos da sociedade. O esporte, claro, não poderia ficar imune e até a seleção da Espanha foi obra de divisões, o que a prejudicou em várias competições internacionais. Em 2010, os fizeram história ao vencer a Copa do Mundo na África do Sul. 
Por mais que houvesse alguns festejos, a Catalunha não vibrou como costuma vibrar com as belas jogadas do Barcelona.festejo-Messi-Bernabeu_OLEIMA20110427_0141_6Não é à toa que esse clássico do futebol mundial ganha às devidas proporções quando acontece. Esse espírito separatista sempre é evidenciado com a bandeira amarela e vermelha e o idioma catalão. Ou seja, eles sempre estão Contra o Rei.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s