A VIDA É BELA

[----].La.Vita.e.Bella.1997.BDRip.480p.x264Na edição do Oscar de 1999, o país só falava de Central do Brasil, contudo mais uma vez1800088651p o Brasil ficou fora da lista de vencedores. 
O maior responsável por isso foi o italiano A Vida é Bela, entretanto será que o resultado foi justo? Com certeza, a resposta é sim.
A cena de abertura já mostra Guido Orefice em uma situação bem atrapalhada envolvendo um carro sem freio. Parece que é apenas mais uma comédia, porém essa obra vai mais além e retrata mais uma história de um drama na Segunda Guerra Mundial.
A trama se passa na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

lavitaebella_1997Antes de ser aprisionado, o protagonista parece viver em um mundo a parte, alheio àsvita3 mudanças políticas que vão surgindo aos poucos. A bela Itália vai mudando de paisagem, os monumentos vão ficando de lado e dão lugar às barricadas, os comércios de judeus vão sendo identificados.

Nas nuances de certos coadjuvantes, eles já mostram sua preferência pela chamada raça superior. Em algumas partes, o longa também critica com muito humor esse período tenebroso da história da humanidade. A reverência nazista, os meninos Adolf e Benito (Referência aos líderes políticos) bagunçando…
Guido é mais preocupado em conquistar sua futura mulher Dora (Bom dia Princesa!), mas não percebe que a perseguição dos judeus vem crescendo, com isso ele se torna até uma das vítimas. No campo de concentração, sua atitude é a mesma, seu maior objetivo é distrair o próprio filho com brincadeiras. Muitas vezes, até se esquece que eles estão presos e podem ser vitimados a qualquer momento por um dos soldados do III Reich.
A Vida é Bela retrata esse assunto conhecido pela maioria com uma ótica diferenciada, mesmo com todas as doses de comédia, o drama se mostra sempre presente. Essas duas extremidades funcionam bem e de forma balanceada o que gera um excelente resultado. Na cabeça do pequeno Giosuè, tudo é uma espécie de conto de fadas, onde seu maior prêmio é ganhar um tanque de guerra de verdade.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s