SUPER 8

Super-8-01Jun2011_07Quando aparece o selo Amblin logo no início, não tem como vir à mente toda aqueleamblin_01 atmosfera criada pelos clássicos dos anos 80. Super 8 veio para fazer uma homenagem, algo que muitas vezes da errado, entretanto essa trama parceria de J.J. Abrams e Steven Spielberg mostra sua autonomia e tem uma história bem resolvida.
O longa se passa em 1979 em uma cidade industrial de Ohio e acompanha um grupo de seis garotos que estão tentando fazer um filme de zumbi com uma câmera Super-8. Eles saem à noite para filmar, e acabam registrando a colisão de um caminhão com um trem de carga – de onde sai algo que ninguém esperava. Os personagens notam que esse não foi somente um acidente, o fato está carregado de mistérios que envolvem o governo americano e uma criatura nada terrena. A polêmica Área 51, base militar dos EUA, serviu de influência para o filme, pois o local possui um trabalho extremamente sigiloso, onde surgiram até boatos de um possível armazenamento e transporte de seres alienígenas.
Super-8-04Mai2011
 poster-japones-19Mai2011A aventura dos garotos lembra bem o que aconteceu em E.T. – O Extraterrestre ou Goonies, ou até mesmo o Conta Comigo. Os personagens têm até o biótipo dos atores daquela época, sempre tinha um mais tímido, um mais gordinho, um mais “louco” que gostava de explodir qualquer coisa. Ao mesmo tempo, outra homenagem aparece com o pôster escondido de Star Wars no quarto de Joe Lamb (Joel Courtney).

O mostro é revelado aos poucos, sombras, silhuetas, sons são os únicos aspectos que  indicam que algo sobrenatural está por ali. Um clima a lá J.J. Abrams, investido bastante em sua série Lost. Porém, a situação pode ser comparada com Tubarão, onde o suspense era o mote principal. A cena com os garotos no ônibus é outra referência, desta vez foi Jurassic Park, esses últimos filmes são obras de Spielberg, o que evidencia que Super 8 é um trabalho conjunto desses dois cineastas.
Super-8-23Abr2011
Poster-a-la-Drew-Struzan-08Jun2011
Os diálogos também tiveram uma influência Lost, principalmente quando o ceticismo impede que as pessoas acreditem em algo que foge dos padrões da realidade:
Louis Dainard

– Tem uma coisa que pegou minha filha, mas ninguém acredita em mim, estão me enchendo de remédios. Ninguém acredita em mim…

Joe Lamb

– Mas eu acredito!

fto_ft1_14477Os efeitos especiais funcionam de forma competente. A cena da colisão entre o trem e a caminhonete é frenética, principalmente quando os vagões começam a voar por todos os lados. E o que dizer de Elle Fanning? A garota já trabalhou em Um Lugar Qualquer e em breve fará um filme com Coppola. Em Super 8, sua personagem Alice Dainard é mistura de dramaticidade e determinação com um lado meigo de uma garota que começa a se descobrir.
Todos esses fatores resultam em um filme autônomo e com uma nostalgia na medida certa.
Em tempo, “The Case” – o longa dentro de Super 8 que é gravado pelos personagens – ganha forma nos créditos. Zumbis estão surgindo por todos graças a uma fábrica que está dispersando uma série de componentes químicos. A empresa é “Romero Chemicals“, ou seja, uma homenagem ao mestre e lendário George Romero.
Anúncios

Uma resposta em “SUPER 8

  1. Fala cara, entendo seus argumentos e até compreendo que o filme foi criado para ser apenas uma sessão da tarde, mas Super8 é um filme sci fi adolescente, com histórias pouco covincentes e com um final previsível.Trata-se de um 'et' moderno e ruim, que chega a matar as pessoas da cidade. Ponto forte o suspense. Ponto fraco o ritmo do filme, parece que a história trava em certos momentos. Ele faz referência sim aos filmes de Spielberg, mas peca em juntar tudo e deixar cansativo. Vale pela atuação de Elle Fanning.Outra coisa, o monstro destrói a cidade inteira e simplesmente ninguém se abala, apenas vê o monstro partir. E parecem até torcer para que dê certo. Bom é isso. Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s