OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES

the_girl_with_the_dragon_tattoo_2011_poster.3-893x1024Pela primeira vez, David Fincher fez um remake. Resolveu fazer uma adaptação do livro Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, do escritor Stieg Larsson.

O diretor pega todos os elementos que se destacam na obra e os melhora em cena, superando o original sueco de Niels Arden Oplev.

Diferentemente de muitas refilmagens, o longa não “americanizou” a história, se manteve fiel as raízes nórdicas. O vento e a neve são transportados para o expectador, o álcool sempre foi um recurso usado pelos personagens para espantar o frio.

29Nov2011_25Na trama, o jornalista Mikael Blomkvist (Daniel Craig) é contratado para investigar o desaparecimento e a provável morte da sobrinha-neta de um ex-industrial, que desconfia do envolvimento da própria família no crime, ocorrido há 40 anos. O protagonista aceita a proposta, pois foi processado após uma matéria que feria um homem poderoso.

29Nov2011filme-sevenA Suécia, como boa parte dos países nórdicos, tem o costume de ser o lar de escritores/dramaturgos que criaram tramas que refletiam bem os dilemas envolvendo o ser humano. August Strindberg é um exemplo, o autor investiu bem nesse lado, principalmente em suas peças teatrais.

A misoginia foi uma das características de suas obras, uma marca que muitos insistem estar nos filmes de Fincher. Sigourney Weaver – em Alien 3 – interpretou uma mulher que rejeitava os dotes femininos. A hacker Lisbeth Salander (Rooney Mara) se encaixa nesse perfil, uma mulher abominada pela sociedade. Ela é uma outsider, seu visual é uma extensão desse comportamento. Suas habilidades a guiam para auxiliar o personagem de Craig.

Com a busca frenética, a dupla se dá conta que está atrás de um serial killer especialista em matar mulheres. Mais uma vez, Fincher escolhe caminhos que já conhece bem, Se7en (1995) e Zodíaco (2006) são longas que o diretor já passeava por esse tema. No primeiro, crimes brutais atormentavam a vida de Brad Pitt (que interpreta o detetive Mills) e Morgan Freeman (detetive Somerset). O criminoso criou um jogo que somente ele poderia ser o vencedor.

zodiac1O segundo narra a história da caçada a um assassino em série conhecido como “Zodíaco”, que matou em torno da área da baía de São Francisco durante os anos 1960 e início de 1970. Ele insultava a polícia com cartas e cifras enviadas para jornais. Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista editorial, os detetives David Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards) e o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.) procuravam por respostas para se chegar a verdadeiro culpado. Entretanto, o suspense e o mistério culminam em um impasse.

A fotografia é simplesmente bela. A trilha sonora composta Trent Reznor e Atticus Ross é inquietante, incomoda, um trabalho que tinha dado certo em A Rede Social. O cover de Immigrant Song do Led Zeppelin e a cena clímax ao som de Enya com Sail Away são os ápices.

Morbidez, ironia e uma tragédia emocional dão o arremate final para Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres. Todas as questões de uma heroína verdadeiramente de Fincher.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s