A SEPARAÇÃO جدایی نادر از سیمین

2011_a_separation_Leila_Hatami_Peyman_Moaadi-MV5BMzg2NjkxMzAxNV5BMl5BanBnXkFtZTcwMjMwNzgwNQ@@._V1._SX640_SY852_Quando o assunto vira Oriente Médio, logo vem à cabeça assuntos como os protestos recentes do povo contra a ditadura, as guerras civis. Porém, Asghar Farhadi resolveu focar nas relações humanas em seu novo drama iraniano A Separação.

Na trama, após se divorciar da esposa Simin (Leila Hatami), Nader (Peyman Moaadi) é obrigado a contratar uma jovem para tomar conta de seu pai idoso que sofre de Alzheimer em estágio avançado. Porém a diarista está grávida, e trabalhando sem o consentimento de seu marido, condições que junto a um terrível incidente, levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso.

Já na primeira cena, a câmera fica no lugar de um juiz, onde o casal Simin e Nader discutem sua separação. Ela quer sair do país, ele não, entre os dois têm a filha Termeh (Sarina Farhadi) que gera entre ambos.

1_e_19665726.jpg-r_760_x-f_jpg-q_x-20110208_053404-e1321863600545A empregada de Nader é uma devota do Islã, não aceita que nenhum homem estranho possa te tocar. Nem mesmo o idoso com Alzheimer. Após uma situação dramática que vira o fio condutor, quem mente? Será que é o patrão ou a mulher que vai trabalhar em sua casa todos os dias? Farhadi faz cortes inesperados, elipses que esconderão a verdade. O diretor desenvolve uma história como um novelo que vai se desenrolando aos poucos pelas nuances. Cada detalhe se julgará importante no final do longa. a-separation-door-500x249O filme é um conflito entre os dogmas e a mudança de uma mentalidade de um povo, um choque entre o velho e o novo. Um ato corajoso em um país que constrói muros quando o tema liberdade entra em pauta.Por trás de todos esses dilemas, os personagens lutam com apenas uma coisa: a solidão. Um casal que não quer se afastar da filha; um filho que teme perder o pai doente; uma mulher que se preocupa com a gravidez em perigo e com o marido esquentado que vive em depressão após perder um emprego. Um enredo simples, onde todos lutam de alguma forma contra uma separação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s