A IRONIA DOS COHEN

brad_pitt-756710Durante entrevistas e na maioria de seus filmes, Ethan e Joel Cohen adoram colocar suas visões irônicas sobre o mundo. Queime Depois de Ler e Um Homem Sério representam uma amostragem deste humor dos dois irmãos, responsáveis pela direção e texto de ambos os longas.a-serious-man-877480lEm Queime Depois de Ler, Osbourne Cox (John Malkovich) é um analista que trabalha para a CIA. Ao chegar a uma reunião ultra-secreta ele descobre que foi demitido. Revoltado, ele resolve se dedicar à bebida e a escrever um livro de memórias. Katie (Tilda Swinton), sua esposa, fica espantada ao saber da demissão de Osbourne, mas logo deixa o assunto de lado por estar mais interessada em Harry Pfarrer (George Clooney), um investigador federal casado que é também seu amante.

burn_after_reading_ver4Paralelamente Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária de uma rede de academias, faz planos para uma grande cirurgia plástica que deseja realizar. Ela tem em Chad Feldheimer (Brad Pitt), um professor da academia, seu melhor amigo. Até que um dia um CD perdido cai nas mãos de Linda e Chad, entregue por um faxineiro da academia. Ao perceberem que se trata de material confidencial, eles ligam para Osbourne Cox tentando conseguir dinheiro para evitar que seu conteúdo seja divulgado.

O filme é uma homenagem e uma sátira aos filmes de espionagem. Existem cenas de satélite, homens em ternos impecáveis, entretanto o grande espião recebe telefonemas por engano e seu cheque volta por estar sem fundo. Ou seja, a vida na Cia não é tão glamorosa como a maioria pensa. As futilidades estão inseridas na vida de qualquer ser humano. O personagem de John Malkovich começa com um traje elegante e termina praticamente de roupa de baixo, uma desconstrução da persona. john-malkoBrad Pitt incorporou um verdadeiro idiota para interpretar seu personagem. A dupla da academia fica por conta da maioria das cenas cômicas. Eles querem se dar bem de forma fácil e alimentam uma ilusão até se chegar ao absurdo. Engraçado e verdadeiro essa obsessão por algo irrelevante.

A-Serious-Man-DVD-coverUm Homem Sério traz Larry Gopnik (Michael Stuhlberg), um judeu que trabalha como professor de matemática que vê sua vida mudar radicalmente quando sua esposa, Judith (Sari Lennick), decide deixá-lo por Sy Ableman (Fred Melamed).

Ao mesmo tempo, uma carta anônima ameaça sua carreira. Larry ainda precisa lidar com os problemas de Arthur (Richard Kind), seu irmão, que mora em sua casa e dorme no sofá; seu filho Danny (Aaron Wolff), problemático e rebelde; e ainda Sarah (Jessica McManus), sua filha, que constantemente pega dinheiro de sua carteira para uma futura cirurgia plástica no nariz.

A-Serious-Man

O protagonista é metódico, sempre procura fazer as coisas de forma correta e evita todos os imprevistos. Contudo, a vida não é totalmente lógica como seus cálculos em matemática. Existe um caos. Nem mesmo uma consulta com vários rabinos consegue obter uma resposta para o que está acontecendo em sua vida. Mais perguntas são geradas do que respostas.A trama se e passa em 1967, nos subúrbios de Minneapolis. Apesar disso, a crise atual americana tem tudo haver com a história, a bandeira dos EUA diante de uma iminente tempestade. Um Homem Sério não trata de forma irônica o universo judeu – onde a maioria da trama se passa. É uma leitura do mundo torto, cheio de impasses, onde vivemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s