MONEYBALL

moneyball1Geralmente, filmes de esporte são calcados em uma superação exagerada, o que acaba prejudicando o andamento do longa. Porém, Moneyball – traduzido para O Homem que Mudou o Jogo – consegue criar uma trama interessante sobre o baseball, que poderia ser sobre qualquer outra modalidade esportiva.

O filme dirigido por Bennett Miller conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), manager do time de beisebol de Oakland, os A’s. Ele está cansado de conviver com conselheiros que pensam como se estivem na época das cavernas. O time está com um orçamento apertado e não consegue ter estrelas e se torna uma espécie de “doadores de órgãos” para as outras equipes.moneyball

Beane é um cara amargurado, teve um casamento fracassado, em sua juventude foi considerado por olheiros uma das maiores promessas do baseball. Desempenhava todos os fundamentos de forma perfeita, contudo sua carreira como jogador não foi nada promissora. O protagonista ainda busca um título, mas não atuando nos campos, e sim como manager.

Moneyball posterEm uma das tentativas fracassadas, ele conhece o analista Peter Brand (Jonah Hill) que enxerga o baseball de forma diferente. Para esse novato, a melhor maneira de se dar bem não é comprar estrelas, e sim vitórias.Seu objetivo é montar uma equipe que trabalhe de forma conjunta como uma engrenagem, baseada em uma fórmula estatística.

Essa nova estratégia tem como trunfo uma folha de pagamento pequena com um time competitivo. Na teoria, funciona bem, porém é enxergado como loucura pela maioria, principalmente pelos jornalistas, jogadores e até o treinador Art Howe (Phillip Seymor Hoffman).

Brad Pitt mostra que cada vez mais se destaca em suas atuações. As tomadas que revelam um Billy Beane solitário, na escuridão, escutando ou assistindo apenas fragmentos das partidas para não dar má sorte são as melhores. Mesmo após adotar um sistema metódico, ele é um entusiasta: “Mas como não ser romântico sobre baseball”. Moneyball 1Jonah Hill faz o seu melhor trabalho em uma história dramática. O ator acrescenta tons cômicos no jeito de andar e falar de Peter Brand, característica lhe trouxe elogios na comédia Superbad.

Quando os números começam a se encaixar e o Oakland atinge o maior número de vitórias consecutivas, eis que surge o fator humano. Umas maiores preocupações de Beane é que fique marcado por um único deslize ao invés de todo processo de trabalho. Pois, o universo em que vive se preocupa apenas com resultados. Ele é um obcecado pela obsessão.

Moneyball é um filme amargo sobre o esporte, uma metáfora para a própria vida. Não é profundo como os rounds de Menina De Ouro, todavia tem uma bela tacada.

Anúncios

Uma resposta em “MONEYBALL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s