CLINT: IMPLACÁVEL PT: 5

f3UfuMU3vcvHi67AnXI4SYi33WuCoogan-s-Bluff_2Meu Nome é Coogan (1968), O Estranho Sem Nome (1973) e O Cavaleiro Solitário (1985). Como Clint Eastwood incorpora personas antigas e mostra toda sua influência dos diretores com quem conviveu.

Em sua primeira parceria com o diretor Don Siegel, Clint Eastwood vive o assistente de xerife Coogan. Ele não anda mais a cavalo, mas o chapéu de cowboy continua em sua cabeça. Logo na cena de abertura, o protagonista chega com poucas palavras, surge, engana seu rival e o coloca direto em suas algemas.

Apesar do lado western, troca as montanhas e a areia do deserto por uma Manhattan dos anos 60. Ele tem que levar Ringerman (Stroud), um rapaz acusado de assassinato, de volta para o Arizona. Seu jeito de resolver os problemas é motivo de piada para o detetive McElroy (Cobb). O justiceiro do faroeste para na burocracia dos tempos modernos, fato que evidencia a ideia crepuscular do Oeste. Quando o assunto é ação, Clint mostra todas as qualidades que o consagraram. Vale destacar a sequência final com a perseguição de motos.

78711e610274b30589a73fd2ade0c5f9O Estranho Sem Nome é o primeiro faroeste dirigido por Clint, não é à toa que ele esteja carregado de características que o marcaram no cinema de Sergio Leone. Ele chega em um pequeno vilarejo chamado Lago, no Arizona. A cavalgada é lenta, a expressão é dura, seu olhar evita os outros ao seu redor, como se mais ninguém existisse no mundo.

Seu comportamento incomoda os moradores dessa pequena cidade. Quem se mete em seu caminho se arrepende, como os três pistoleiros logo nos primeiros minutos do filme. Ele saca a arma e faz o que sabe de melhor, algo que funcionou bem na trilogia que o despontou para Hollywood.High-Plains-Drifter-1973-Clint-Eastwood-pic-10Apesar do seu jeito, os habitantes elegem o desconhecido como um líder, o único que poderia deter a chegada de três criminosos. O personagem cria sua própria comunidade com suas leis e mandamentos, ele até nomeia um anão como o xerife da cidade. Estado e Igreja sucumbem aos poderes desse homem sem nome.High Plains DrifterFlashbacks apontam uma possível explicação para a origem dessa persona. Será ele um homem que busca vingança após sofrer um linchamento? Um fantasma que vem em busca desse mesmo acerto de contas? Quem está em sua mira? A cidade que ficou inerte diante das atrocidades que sofreu ou os três foras da lei culpados pelo espancamento? Eastwood surge como um personagem de filmes de terror, que pode aparecer e atacar a qualquer hora e lugar. Ele pinta a cidade de vermelho, de sangue e de tinta, transformando-a em um verdadeiro inferno.pale-rider-1985-07--gpale-rider-coverJá em O Cavaleiro Solitário, logo na primeira cena de Clint, ele não aparece como uma pessoa comum, todo o lado místico e épico de um western é conjurado através da reza de uma pequena garota. É verão de 1850, Coy LaHood (Richard Dysart) se aproveita da exploração de minas a procura de ouro no Norte da Califórnia. Um tipo de coronel que aproveitou a época da conquista do Oeste e conseguiu novas terras.

Seu principal objetivo é expulsar os mineiros de uma região em busca do domínio absoluto. Nesse exato momento que entra a figura do personagem de Clint Eastwood, um homem que provoca várias perguntas de sua origem, porém se torna um símbolo de esperança para um pequeno povo. No instante em que se encontra em um determinado lugar, logo ele some, simplesmente desaparece sem deixar rastros.

Apesar do olhar rude, esse cavaleiro solitário é educado, o que prova que esse ícone é um dos últimos moralistas de uma era. As marcas de balas em seu corpo indicam a possibilidade de um passado nada monótono. Sua fama é conhecida, o mercenário Stockburn (John Russell) e seu bando já ouviram falar dele. Será que eles já duelaram antes?pale-rider-originalVale a pena destacar a fotografia, o deserto foi substituído por uma pequena cidade rodeada de montanhas e gelo, fato que contribui para belas tomadas panorâmicas. A cena final traz um protagonista com dever cumprido, que não finca suas raízes, seu jeito de viver é solitário, assim como os homens fordianos.

Clint Eastwood é um homem mundano em Meu Nome é Coogan, um enviado do céu em O Cavaleiro Solitário e um enviado do inferno em O Estranho Sem Nome. Não importa o lugar, ele sempre estará lá para fazer o que deve ser feito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s