R & J DE SHAKESPEARE

RJ-2-alta-Foto-de-Luiz-Paulo-NenemCom texto do autor norte-americano Joe Carlarco, a peça R & J de Shakespeare – Juventude Interrompida faz releitura moderna do clássico Romeu e Julieta, sendo encenada apenas por homens (Felipe Lima, João Gabriel Vasconcelos, Pablo Sanábio e Rodrigo Pandolfo) sob direção de João Fonseca. 

Na trama, em um intervalo da tediosa vida escolar, quatro estudantes se deparam com a obra Shakespeare e começam a vivenciar os personagens do clássico. Sem trocas de roupas ou de cenário, o drama se desenrola por meio de um jogo cênico que apresenta ‘a peça dentro da peça’. Existe uma investigação teatral que se faz a partir da desconstrução da dessa história mais que conhecida, tornando-se uma fonte inesgotável de possibilidades cênicas.

pink_floyd_the_wallOs personagens têm uma postura reta, desconfortável, meros botões de um sistema totalmente pragmático. Eles lembram os alunos daquela escola autoritária de Another Brick In The Wall do clip do Pink Floyd.

We don’t need no education
We dont need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave them kids alone
Hey! Teachers! Leave them kids alone!
All in all it’s just another brick in the wall.
All in all you’re just another brick in the wall

Não precisamos de nenhuma educação
Não precisamos de controle mental
Chega de humor negro na sala de aula
Professores, deixem as crianças em paz
Ei! Professores! Deixem essas crianças em paz!
Tudo era apenas um tijolo no muro
Todos são somente tijolos na parede

18462092.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxxEssa “parede” é quebrada com os primeiros versos de Shakespeare. Uma atmosfera que também traz a memória o longa Sociedade dos Poetas Mortos com direção de Peter Weir de 1989.

No filme, Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Uma história que inspira as pessoas a se questionarem, a pensar, pois não pode metrificar um poema. Assim como a peça R & J de Shakespeare – Juventude Interrompida, que está em cartaz no Espaço dos Fofos Encenam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s